Ao perceber um carocinho ou abaulamento na cabeça do bebê, é natural que os pais fiquem preocupados. Afinal, esses sintomas podem ser causados por condições graves, mas nem sempre que estejam associadas a anomalias craniofaciais.

A calota craniana é a parte superior do crânio, que protege o cérebro. Ela é formada por ossos unidos por suturas. São essas suturas cranianas que  permitem que o cérebro se desenvolva  à medida que o crânio cresce.

A formação normal da calota craniana é ovalada, com o maior diâmetro anterior posterior e o menor lateral. A parte superior do crânio é mais arredondada e lisa, enquanto a parte inferior e especialmente a posterior pode apresentar espículas ou abaulamentos. Algumas variações dessa condição podem ser: 

Espícula óssea

Uma espícula óssea é como um pequeno “carocinho” feito de osso. Essa estrutura pode ser sentida quando tocamos a cabeça e não se move quando pressionada lateralmente com os dedos. As espículas ósseas são normais e fazem parte da diversidade natural da anatomia do crânio.

Linfonodos

Os linfonodos são pequenas glândulas linfáticas que estão localizadas em todo o corpo e que ajudam o corpo a combater infecções contra bactérias, fungos e vírus. Estão localizados na nuca, lateralmente, abaixo dos ouvidos. Eles são geralmente palpáveis e podem ser dolorosos se estiverem inflamados. Muito embora, sejam normais, uma quantidade significativa deve ser avaliada pelo pediatra para descartar possíveis condições, como linfomas.

Abaulamentos e deformidades cranianas

Por fim, pequenos abaulamentos ou deformidades indolores fixas junto ao crânio podem suscitar preocupações. Posicionam-se mais frequentemente na porção superior da calota craniana e não podem ser movidos. Casos como essa investigação médica com o pediatra para determinar a causa subjacente.

Se você notar um carocinho ou abaulamento na cabeça, é importante consultar um médico para avaliação. O médico irá examinar a região e poderá solicitar exames complementares, como uma tomografia computadorizada ou uma ressonância magnética, para diagnosticar a causa do problema. Esses exames também são muito úteis, por exemplo, no diagnóstico de anomalias craniofaciais como as cranioestenoses

Em casos de cranioestenoses, por exemplo, há uma deformidade craniana por fechamento das suturas do crânio e o tratamento adequado é um remodelamento cirúrgico. 

No caso de espículas ósseas ou linfonodos, o médico provavelmente irá tranquilizar você, pois essas condições são geralmente benignas. No entanto, se o carocinho ou abaulamento for doloroso ou estiver crescendo, é importante procurar ajuda médica o quanto antes.

  • Não tente remover o carocinho ou abaulamento por conta própria.
  • Acompanhe o crescimento do carocinho ou abaulamento. Se ele estiver crescendo ou causando dor, procure ajuda médica imediatamente.
  • Informe o pediatra sobre quaisquer outros sintomas que o seu filho esteja apresentando, como febre, dor de cabeça ou alterações no comportamento.
  • Lembre-se que a maioria dos carocinhos ou abaulamentos na cabeça são benignos e não representam nenhum risco à saúde. No entanto, é importante consultar um médico para avaliação, especialmente se o carocinho ou abaulamento estiver crescendo ou causando dor.