A SOBRAPAR – Sociedade Brasileira de Pesquisa e Assistência para Reabilitação Craniofacial foi fundada em 1979, por iniciativa de Cassio Menezes Raposo do Amaral, com o apoio do professor John Marquis Converse, presidente da American Society of Facially Disfigured (hoje National Foundation for Facial Reconstruction), ligada ao New York University Medical Center.

Inicialmente a SOBRAPAR funcionava nas dependências do Hospital “Álvaro Ribeiro”, que atendia a população pediátrica carente de Campinas e região. De 1982 a 1990, com a colaboração do Padre Santi Capriotti, a SOBRAPAR passou a funcionar nas Cruzadas das Senhoras Católicas.

A parceria com a Lateinamerika Zentrum, organização alemã com sede em Bonn, que tem como propósito apoiar entidades beneficentes que atendem populações carentes da América Latina, e a colaboração de Michael Müller Habig, permitiram a liberação da verba necessária para a construção do Hospital.

Abraham Kasinski, presidente da COFAP – Companhia Fabricadora de Auto Peças, na época, doou então um terreno contíguo à UNICAMP e liderou um grupo de empresários para patrocinar a construção. O hospital foi inaugurado em fevereiro de 1990, iniciando o atendimento ambulatorial. Em 1991, com o centro cirúrgico e o setor de internação devidamente equipados, passou a realizar as cirurgias de médio e grande porte.

CONSTITUIÇÃO DA SOCIEDADE EM 1979

DIRETORIA EXECUTIVA

Presidente de Honra: Prof. Dr. Zeferino Vaz

Presidente: Prof. Dr. Cassio M. Raposo do Amaral

Vice-Presidente: Dr. Ignácio Albino Roman

1ª Secretária: Wilma Gordo Queiroz

2ª Secretária: Maria Edla de Moraes Pinto

1º Tesoureiro: Nelson Bolzani

2º Tesoureiro: Marlene Fernandes

CONSELHO DELIBERATIVO

Alfredo Gabriel de Miranda

Antonio Carlos de Mello Bueno

Arnaldo Teixeira Mendes

Claudinê Pascoetto

Enéa Caldatto Raphaelli

Geraldo Verdú Caminotto

Hermani Bueno de Oliveira

João Antonio Vozza

Maria Aparecida de Queiroz Vital

Milton Luiz Raphaelli

Romeu Santini

Sebastião de Moraes

Thomaz Guzzo Júnior

Vera Lucia Adami Raposo do Amaral

CONSELHO FISCAL

Joel de Paula Queiróz

José Villela Duarte

Renato Bento Maldonnet

Galeria de Fotos