O acesso à cuidados médicos de qualidade é um direito fundamental de todo cidadão. Quando se trata de condições médicas complexas, como anomalias craniofaciais, poder contar com especialistas e instituições de excelência é crucial para garantir o melhor tratamento possível. 

O Hospital Sobrapar de Crânio e Face, localizado em Campinas, São Paulo, é uma dessas instituições que se dedica ao tratamento de anomalias craniofaciais. Você sabia que é possível operar pelo Hospital Sobrapar pelo Sistema Único de Saúde (SUS)? Confira quais tipos de anomalias de crânio e face são atendidas, como ter atendimento s e como você pode contribuir por meio de ações.

Atuação do Hospital Sobrapar

O Hospital Sobrapar é uma referência no Brasil quando se trata de tratamento de anomalias craniofaciais, uma área da medicina que lida com deformidades ou malformações congênitas ou adquiridas no crânio e na face. Essas condições podem afetar a estrutura óssea, os tecidos moles e até mesmo a função respiratória, auditiva e visual das pessoas afetadas. São condições que muitas vezes requerem intervenção cirúrgica e cuidados multidisciplinares.

O hospital conta com uma equipe altamente especializada em cirurgiões plásticos, cirurgiões craniofaciais, fonoaudiólogos, entre outros profissionais, que trabalham de forma integrada para oferecer o melhor tratamento possível a pacientes com anomalias craniofaciais. Além disso, desempenha um papel importante na pesquisa e na formação de profissionais de saúde nessa área.

Como ser atendido pelo SUS 

O primeiro passo é obter um encaminhamento médico. Isso geralmente ocorre por meio da rede de saúde pública, como um posto de saúde ou Unidade Básica de Saúde (UBS). Um médico generalista avaliará a condição do paciente e, se necessário, encaminhará o paciente a um especialista em cirurgia craniofacial

Após o encaminhamento, o paciente passa por uma consulta com um especialista em cirurgia craniofacial que deve avaliar detalhadamente a condição do paciente e determinar se a cirurgia é indicada.

Caso a cirurgia seja indicada e solicitada por especialista, o próximo passo é o agendamento da cirurgia conforme a prioridade do caso.

É importante ressaltar que o acesso a cirurgias de anomalias craniofaciais pelo SUS pode variar de acordo com a disponibilidade de recursos e a demanda da região em que o paciente reside. Portanto, é fundamental manter uma comunicação constante com a equipe de saúde e seguir as orientações dos profissionais de saúde envolvidos no tratamento.

Tipos de Anomalias Craniofaciais Atendidas pelo Hospital Sobrapar

Fissuras Labiopalatinas: As fissuras labiopalatinas, que incluem os lábios leporinos e a fenda palatina, são condições nas quais há aberturas no lábios e/ou no céu da boca. O tratamento envolve cirurgias reparadoras e atendimento multidisciplinar até a idade adulta.

Craniossinostose: A craniossinostose é o fechamento prematuro das suturas cranianas, as articulações que separam os ossos do crânio. Isso pode resultar em deformidades cranianas que impactam no desenvolvimento cerebral e facial da criança.

Além das condições mencionadas, o Hospital Sobrapar trata uma variedade de outras deformidades craniofaciais congênitas como síndromes raras, além de traumas de face, reconstrução de orelha e alguns tratamentos para tumores.

Para continuar a oferecer serviços de alta qualidade e cuidados multidisciplinares, o hospital depende do apoio da comunidade.  Você pode ajudar por meio de doações de itens para o Bazar Sobrapar, doação de IR ou qualquer valor em dinheiro. Saiba mais.