Hospital Sobrapar é um espaço de referência no tratamento de anomalias craniofaciais congênitas ou adquiridas, incluindo aquelas resultantes de traumas, tumores e queimaduras, por isso, no Dia Nacional de Luta Contra Queimaduras, instituído pela Lei nº 12.026/2009, é essencial destacar a importância desse assunto.

As queimaduras podem ser causadas por agentes térmicos, químicos ou elétricos, e podem causar a destruição parcial ou total da pele e seus anexos. Elas podem atingir camadas mais profundas do corpo, como tecido celular subcutâneo, músculos, tendões e ossos, e são classificadas de acordo com sua profundidade e tamanho, geralmente mensuradas pelo percentual da superfície corporal afetada.

As queimaduras são consideradas uma das condições mais devastadoras para a saúde, e atingem adultos e crianças com uma dor intensa, longos períodos de internação e diversas sequelas para as vítimas. Em casos mais graves, podem levar à morte. Segundo a Sociedade Brasileira de Queimaduras, de 2015 a 2020, houve 19.772 óbitos por queimaduras no Brasil. A eletricidade foi responsável por 46,1% desses óbitos, representando um agente etiológico significativo. A SBQ também alerta para o alto potencial desse agente causar óbitos imediatos no momento do trauma, além de sequelas graves, como grandes amputações.

Tanto a SBQ Nacional quanto as regionais planejam diversas ações durante todo o mês de junho, incluindo atividades online e presenciais, como teatros, iluminação de monumentos na cor laranja, orientação à comunidade e palestras e capacitações em centros de tratamento de queimaduras para profissionais da saúde e pacientes. Para acompanhar a programação atualizada e divulgar o material da campanha, basta acessar o site: https://www.sbqueimaduras.org.br/junho-laranja.

Hospital Sobrapar: Tratamento para traumas causados por queimadura

Pacientes com graves sequelas de queimaduras faciais representam um desafio para a cirurgia plástica reparadora. Vários fatores influenciam a decisão quanto ao tipo de técnica a ser empregada, como a extensão do defeito, disponibilidade de áreas doadoras locais ou distantes, diferenças na textura e coloração da pele da área reconstruída em relação aos tecidos faciais adjacentes e comorbidades associadas.

As opções de tratamento disponíveis para correção incluem enxertia de pele e técnicas de retalho local (associadas ou não à enxertia de pele e expansão tecidual), retalhos a distância e, em casos clinicamente ou cirurgicamente impossíveis, o uso de próteses.

O Hospital Sobrapar atende pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) em situação de vulnerabilidade social, sendo referência em interdisciplinaridade e humanização hospitalar. Os pacientes são encaminhados através das unidades do SUS. Além da ajuda para que o paciente se recupere fisicamente, o Hospital também oferece terapias para que os pacientes se reintegrarem às atividades diárias com suporte psicológico.