Cirurgia de Rinoplastia pode ter indicação além da estética

Pacientes com fissuras labiopalatinas, a anomalia congênita crânio facial mais comum, precisam ser submetidos a diversas intervenções cirúrgicas ao longo da vida para que consigam um bom prognóstico. No entanto, para além do fechamento da fenda, ou de uma fístula posterior, as operações são úteis não apenas para corrigir o aspecto estético, mas também para restabelecer algumas funcionalidades das áreas afetadas, é o que ocorre, por exemplo, em casos em que há recomendação de rinoplastia. 

Pacientes fissurados, geralmente, apresentam narinas assimétricas e também podem apresentar desvio de septo com obstrução nasal.

Por apresentarem narinas assimétricas e muitas vezes, desvio de septo com obstrução nasal, os pacientes podem ter indicação de rinoplastia associada a septoplastia, procedimentos que devem restaurar a capacidade respiratória,  reduzindo ou eliminando dificuldades para dormir, roncos e sinusite frequente, por exemplo.

O procedimento é realizado sob anestesia geral ou anestesia local e sedação, e na primeira infância, geralmente, é realizado sem grandes incisões.  No Sobrapar, a operação é feita com anestesia geral. Pode-se utilizar enxertos cartilaginosos com o propósito de obter-se melhor sustentação e definição da ponta do nariz.  Se necessário, o procedimento pode ser repetido durante a vida adulta.

Apesar dos ganhos com a rinoplastia em pacientes com fissuras labiopalatinas, a prioridade no tratamento é de fato a cirurgia de palato ou lábio leporino. Por outro lado, a rinoplastia pode esperar até a adolescência, período no qual existe maior quantidade de material para uso como enxerto na reconstrução.

As anomalias congênitas de crânio e face impactam consideravelmente na socialização e auto estima das crianças, jovens e adultos, exercendo consequências também em sua saúde mental. Por isso, é possível dizer ainda, que os efeitos que uma rinoplastia pode causar são muito além da superficialidade estética.

Tratamento da fissura labiopalatina

O tratamento multidisciplinar aos pacientes com fissura labiopalatina é imprescindível para o desenvolvimento adequado da fala e para evitar problemas de audição e no desenvolvimento geral da face.

Algumas terapias e acompanhamentos precisam ser realizados, ao menos, até os 18 anos de vida do paciente. O diagnóstico precoce da fissura de palato ou lábio leporino, bem como a busca por informações podem ser uma das formas de conseguir o tratamento adequado e obter um bom prognóstico. 

No Hospital Sobrapar, milhares de cirurgias e atendimentos são realizados às famílias em vulnerabilidade social. Além do atendimento a crianças com fissura de lábio e palato, a equipe médica também atende crianças com outros tipos de síndromes raras e anomalias craniofaciais congênitas.

Para que os atendimentos dessas crianças continue sendo possível, o hospital depende das vendas do Bazar Sobrapar e de doações, pois o repasse do SUS é insuficiente diante da demanda. Saiba como você pode nos ajudar a devolver o sorriso no rosto de uma criança, acesse nossa página de doações.