Anomalias craniofaciais são condições congênitas, ou seja, presentes ao nascimento, que afetam o crânio e a face, podendo causar deformidades, assimetrias ou irregularidades no formato do crânio, da face, das orelhas, dos olhos, do nariz ou da boca. 

A gravidade é variada, desde leve até severa, e costuma ter um impacto significativo na saúde, nas relações sociais e por vezes no aprendizado das crianças. Sempre ao lado dos seus filhos, as mães das crianças que possuem algum tipo de anomalia craniofacial, também enfrentam com seus filhos verdadeiros desafios e por isso, merecem nosso carinho, respeito e dedicação.

Ansiedade, preconceito e pressão social

Os pais de crianças com anomalias de crânio e face costumam sentir muita ansiedade e estresse, devido, principalmente, à incerteza sobre o futuro da saúde de seus filhos. Há uma preocupação com as cirurgias e outros procedimentos médicos que podem ser realizados, bem como com a saúde e desenvolvimento geral de seus filhos.

Isso se une ao fato de os pequenos acometidos por anomalias craniofaciais , muitas vezes terem que passar por situações de bullying e preconceito, o que pode afetar sua autoestima e autoconfiança. O suporte à saúde mental para a família e para o próprio paciente é portanto indispensável.

 

Crianças com anomalias craniofaciais como a fissura labiopalatina normalmente têm dificuldades em se alimentar adequadamente devido a problemas de sucção, mastigação e deglutição, o que pode ser um verdadeiro desafio. Para os bebês, o aleitamento materno é possível apenas para aqueles casos em que ocorre o lábio leporino isolado, que não acomete a gengiva.

É preciso dizer que existe uma certa pressão social na amamentação e é bem comum que as mães queiram passar por esse processo, mas insistir na amamentação direta pode fazer com que o bebê gaste muita energia e perca peso. O leite materno é sem dúvida o melhor alimento para o bebê, mas existem outras formas de oferecê-lo para as crianças, como por exemplo por meio de mamadeiras de colher ou copinhos especiais. 

Muitas mães pausam a carreira e os estudos para se dedicarem inteiramente aos seus filhos e não há prova de amor mais bonita do que colocar o outro à frente dos próprios desejos.

Nós do Hospital Sobrapar somos testemunhas diariamente desse tipo de amor. De mães dedicadas que se doam inteiramente, de corpo e alma para tornar o tratamento de seus filhos possível.  Sabemos dos desafios de vocês e estamos dispostos a acolher e tornar essa caminhada um pouco mais leve. Feliz Dia das Mães!