Aleitamento materno em bebês com fissuras labiopalatinas e lábios leporinos: importante, mas não indispensável

O leite materno é o alimento ideal para qualquer criança, incluindo os bebês com fissuras labiopalatinas. Este alimento genuíno é capaz de oferecer todos os nutrientes necessários para os bebês e recém-nascidos e justamente por isso, diante de situações em que as  fissuras labiais e fissuras palatinas estão presentes muitas inseguranças aparecem. No entanto, nestes casos, é preciso entender que apesar de o aleitamento materno ser de fato muito importante tanto para a mamãe quanto para o bebê, ele não é insubstituível.

É possível amamentar bebês com lábios leporinos, fissuras palatais e palato labiais?

Depende. Em primeiro lugar,  é necessário reconhecer qual o tipo de fissura que acomete o bebê. As fissuras palato labiais, por exemplo, podem abranger o céu da boca, gengiva e os lábios gerando um certo grau de comprometimento e dificuldade neste processo. Após identificar o tipo de fissura, a equipe de odontologia pode recomendar a fabricação de uma placa, semelhante a um aparelho ortodôntico, feita de resina e que deve auxiliar neste processo.

Mesmo com o uso da placa de palato,  o bebê e a mãe precisam de receber  atenção médica regularmente, pois este tipo de amamentação apresenta suas particularidades. A mulher, por exemplo, pode sentir mais sensibilidade nas mamas devido ao esforço do bebê durante as mamadas. Já o bebê, por sua vez, alimenta-se mais lentamente e deve ser mantido em posição ereta para evitar o refluxo de leite.

Em casos com fissura labial isolada, sem acometimento da gengiva, o aleitamento materno direto tende a ter melhor evolução, mas cada caso deve ser avaliado individualmente.

Outra forma de alimentação sugerida às mães de bebês com fissuras nos lábios e fissuras de palato é o aleitamento materno ordenhado, no qual o leite é oferecido pela mamadeira. No Hospital Sobrapar não realizamos alimentação intravenosa, utilizamos algumas estratégias para a amamentação através de colher, copinho ou mamadeiras especiais, cujo bico é uma colher de silicone.

Desafios do aleitamento materno em bebês com  fissuras

O grande impasse do aleitamento materno em bebês que possuem fissura lábio palatina é que a insistência nesta prática, sem a devida orientação médica, pode gerar mais prejuízos  que benefícios.

Em alguns casos, por exemplo, o agravamento da situação leva à utilização de uma sonda naso-gástrica. Essa medida também pode ocorrer de forma preventiva, em situações nas quais os bebês não conseguem mamar, nem ganhar peso. A insistência indiscriminada no aleitamento direto  pode ainda  ocasionar a perda de peso do paciente em decorrência do grande gasto energético durante as tentativas de mamadas.

Mas é importante lembrar que até mesmo para abrir mão do aleitamento direto, a mãe precisa estar segura e bem informada. Além disso, mesmo alimentando-se por fórmulas, os bebês continuam recebendo todos os nutrientes necessários, sem prejuízo algum. 

Pressionar a bochecha ou tampar a fenda são medidas que não funcionam. Procure orientação de uma equipe médica especializada.