Tratamento ortodôntico em pacientes com anomalias craniofaciais, especialmente fissuras lábio palatinas

A ortodontia é uma especialidade da odontologia referente ao estudo, prevenção e tratamento dos problemas do desenvolvimento da face, arcos dentários e da oclusão. Por isso, é uma área essencial no tratamento de fissuras craniofaciais, uma vez que muitas fissuras, como as fissuras lábio palatinas, ocorrem na cavidade bucal e impactam diretamente os dentes, a saúde da boca e dos tecidos de suporte, como gengivas e osso alveolar, tem importância fundamental.

Somente com o acompanhamento ortodôntico, é possível  favorecer a melhor função do sistema estomatognático e a estética do sorriso e da face. No Hospital Sobrapar, referência na reabilitação de pacientes com deformidades craniofaciais, o tratamento é multidisciplinar.

Isso significa que a equipe de profissionais é composta por especialistas em cirurgia plástica e craniofacial, ortodontistas, dentistas, fonoaudiólogos, psicopedagogos, assistentes sociais, intensivistas, otorrinolaringologistas, neurocirurgiões, psicólogos,  entre outros.

Todas essas áreas são importantes para dar mais qualidade de vida aos pacientes. A odontologia, por exemplo, deve ser iniciada já na primeira consulta e em muitos casos, antes mesmo das cirurgias.

Esse acompanhamento ortodôntico é necessário para todos casos de deformidades? É claro! Todos pacientes requerem cuidados com a boca. Em condições com fissuras, como as de lábio leporino e fendas palatinas, é ainda mais importante já que afeta diretamente o desenvolvimento da área.

Veja a importância da área odontológica no tratamento de deformidades de crânio e face, principalmente fissuras labiopalatinas e como o acompanhamento é feito.

O que são essas fissuras craniofaciais?

Como dissemos, é necessário em todos os casos de deformidades. Mas, quando o paciente apresenta fissuras de palato e de lábio, esse acompanhamento se faz ainda mais necessário. Mas afinal, o que são essas condições? 

O Lábio Leporino é caracterizado por uma ou mais aberturas e descontinuidades nas estruturas do lábio que causam notáveis alterações na face e fala. Essa fissura pode ter tamanhos e localizações diferentes e com tratamento o paciente pode ser 100% reabilitado.

Já a fissura palatina é uma deformidade no palato quando o tecido que compõe o céu da boca não se une durante o desenvolvimento do feto na gravidez.

É uma condição ainda mais grave do que o lábio leporino, já que afeta outras partes da boca. Porém, essa deformidade também pode ser corrigida por cirurgia.

Nestes casos, a boa saúde bucal é imprescindível ao indivíduo com alguma dessas fissuras porque permitirá que as cirurgias e os tratamentos necessários (ortodôntico e protético) sejam realizados no momento ideal, sem atrasos.

Como é feito o tratamento ortodôntico em pacientes com fissuras lábio palatinas?

É válido ressaltar que este acompanhamento deve começar antes mesmo da irrupção dos dentes, ou seja, antes de nascerem. Dessa forma, é possível atuar na prevenção, obtenção e manutenção da saúde bucal.

De fato, todo tratamento é diferente em cada caso. As fendas labiopalatinas apresentam formas diversificadas dependendo da região, qual estrutura bucal é afetada e quais funções relacionadas estão comprometidas.

Então, o tipo de fissura determina quais cuidados devem ser feitos, mas em geral, existem alguns pontos que são analisados em todos os casos, como o controle da cárie dentária.

Este em específico, é um aspecto extremamente importante para a reabilitação dos fissurados. Dado que é uma infecção localizada na cavidade bucal, a cárie deve ser evitada desde os primeiros meses de vida.

Isso porque, se presente no momento da cirurgia, por exemplo, pode causar contaminação da área cirúrgica e interferir na cicatrização da região provocando danos ao paciente e sua recuperação.

Para evitar essa situação, é recomendado um acompanhamento ortodôntico no período que antecede a cirurgia. Se o paciente apresentar cárie, estas serão removidas e os dentes restaurados com material definitivo. É um tratamento preventivo.

Assim, previne situações de infecção como as citadas ou dores no pós-operatório, o que afeta e muito o paciente, já que geralmente são bebês e crianças pequenas. Esse é um exemplo de condições que o acompanhamento pode ajudar!

No procedimento corretivo, geralmente na fase final do tratamento, os dentes da maxila e mandíbula são nivelados e alinhados, sobretudo em casos que as fissuras afetam a formação dos dentes.

A reabilitação estética tem o objetivo de finalizar o tratamento odontológico por procedimentos variados, dependendo da necessidade de cada paciente. Mas é uma situação mais tranquila, já que envolve apenas a parte estética e não funcional da boca.

Como o tratamento ortodôntico em pacientes com fissura é feito no Hospital Sobrapar

Sobrapar, um hospital de reabilitação de deformidades craniofaciais, oferece um tratamento multidisciplinar com uma equipe altamente qualificada e experiente. 

Este tratamento em questão é feito por profissionais muito experientes que têm como objetivo reconhecer e promover correções das disfunções dento-faciais e suas consequências na oclusão dentária.

Além de buscar os melhores resultados com técnicas atualizadas e humanizadas, o hospital visa ainda aplicar devolver a qualidade de vida aos pacientes, restaurando a funções mastigatórias, deglutição e fonação e, é claro, promovendo a recuperação da saúde bucal.