Você sabe o que são os teratomas?
Entre as especialidades do Hospital Sobrapar, além das realizações de cirurgias plásticas e do tratamento de anomalias craniofaciais, estão também os tratamentos para tumores benignos e malignos. Apesar de não atuar no tratamento clínico, a equipe Sobrapar possui conhecimento para desempenhar a parte cirúrgica, sobretudo, em tumores que podem ocasionar em sequelas na face.
Os teratomas são tumores formados por células germinativas, por isso, podem se apresentar como tumores com dentes, cabelos e pele, por exemplo. São classificados como teratomas maduros, com tecidos tumorais bem diferenciados; teratomas imaturos, com presença de tecido neuro-ectodérmico imaturo; e teratomas combinados, nos quais há associação com tumores de células germinativas. Estão presentes antes do nascimento e embora cresçam de forma expressiva, os teratomas não se espalham — o que também acontece em recém-nascidos.
Em outros casos, a malignidade do teratoma é definida por sua maturidade e pelos tipos de células que possui.
Frequentemente, a formação dos teratomas está associada a fatores genéticos que acometem não só o sistema nervoso central, mas também o trato geniturinário e da coluna. Apesar de se desenvolverem em outras partes do corpo, na maioria das vezes, o teratoma acomete os tecidos ovarianos ou os testículos.
Os teratomas cervicais, por sua vez, desencadeiam sintomas relacionados à compressão de estruturas como o esôfago e as vias aéreas, acarretando desconfortos respiratórios graves e potencialmente fatais.
Diagnóstico do Teratoma
O diagnóstico do teratoma pode ser realizado ainda no pré-natal, através de exames de ultrassom, ressonância magnética ou ainda com auxílio de raio-x e tomografia.
A partir da suspeita, o médico estabelece a realização de uma biópsia em uma amostra de tecido. Exames complementares como hemograma, análise bioquímica e estudos genéticos também podem ser solicitados. Na maior parte dos casos, o teratoma não apresenta qualquer tipo de sintoma, sendo identificado apenas através de exames de rotina e com tomografia computadorizada, ultrassom ou raio-x.
Em casos mais avançados, os desconfortos estão relacionados ao local em que o teratoma está localizado, por isso, é comum a presença de:
- Inchaço
- Dor
- Massa que pode ser sentida
- Sensação de pressão localizada
- Presença de marcadores tumorais em exames, como: níveis elevados de alfafetoproteína (AFP) e níveis elevados de betagonadotrofina coriônica humana (B-HCG).
Tratamento para teratoma
Para impedir o crescimento do teratoma e eliminar seus sintomas, é preciso realizar sua remoção cirúrgica. Caso o tumor seja maligno, após a retirada pela equipe de cirurgia, pode-se recomendar a utilização de quimioterapia e radioterapia.
O plano de tratamento individualizado é fundamental para a obtenção do melhor prognóstico ao paciente.
Tratamentos para traumas da face: tumores craniofaciais benignos
O Hospital Sobrapar atua no tratamento de tumores craniofaciais que acometem o esqueleto facial e com frequência atingem a mandíbula. Além disso, o Sobrapar também está preparado para corrigir sequelas da face ocasionados pelos seguintes tumores craniofaciais benignos:
- Neurofibromatose;
- Displasia fibrosa óssea;
- Fibroma ossificante;
- Osteoma;
- Cistos ósseos.