Bebês que nascem com fissuras labiopalatinas, infelizmente, não conseguem mamar direto no peito da mãe. Já em casos de fissura labial isolada, em que não há acometimento da gengiva, o aleitamento materno direto pode até ser possível, mas é só a orientação médica, logo após o nascimento do bebê, que pode indicar a melhor estratégia para a alimentação.
Atualmente, o uso da mamadeira de colher para a oferta de leite aos bebês vem se popularizando, e não somente nos casos em que existem fendas labiopalatinas, mas também em bebês que, por qualquer outro motivo, não conseguiram mamar direto no seio materno.
A mamadeira de colher pode ser usada antes ou mesmo após a palatoplastia para a oferta de água, por exemplo, e os ganhos desse utensílio fazem com que ele seja uma excelente opção para a substituição das mamadeiras de bicos artificiais.
Razões para usar a mamadeira de colher antes e após a palatoplastia
- Evita o contato do bebê com bicos artificiais, que por sua vez, podem gerar desalinhamento da arcada dentária;
- É um utensílio seguro, fácil de higienizar, fabricado em silicone e livre de BPA;
- Não é uma técnica invasiva, como a alimentação via intravenosa;
- Para os bebês que mamam no peito, a mamadeira de colher evita a confusão de bicos, causada pelos bicos artificiais;
- Ao se alimentar com a colher dosadora, o bebê utiliza os mesmos músculos que usaria para mamar no peito da mãe, o que favorece até mesmo o desenvolvimento da fala posteriormente;
Pode ser uma forma de evitar desperdícios em bebês que não conseguiram se adaptar ao uso do copinho.
Saiba como usar colher dosadora
A colher dosadora pode ser encontrada em lojas de produtos infantis ou facilmente na internet.
Antes de utilizá-la, é importante esterilizá-la. Coloque-a em uma panela com água e leve-a ao fogo até que fique 10 minutos sob fervura (certifique-se que a colher dosadora é livre de BPA, elemento químico prejudicial à saúde). Depois, retire a colher da água e coloque-a para secar naturalmente em cima de uma folha de papel toalha.
Uma dica importante, é alimentar a criança com a colher dosadora, antes que ela esteja impaciente, com muita fome.
Deixe o bebê sentado, apoiado, e encoste a ponta da colher no lábio inferior da criança. Nesse momento, o bebê terá seu reflexo de busca ativado e fará a sucção do líquido que está na ponta da colher.
É importante não inclinar tanto a mamadeira de colher, evitando que o leite saia de forma muito rápida. Deixe escorrer pequenas gotinhas na ponta da colher, até que o bebê tome todo o conteúdo disponível.
O aleitamento materno exclusivo (direto ou ordenhado) é recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Ministério da Saúde por seis meses e deve ser complementado até os dois anos ou mais da criança. Se o seu filho possui alguma fissura rara de face, procure por um especialista em anomalia craniofacial para receber informações sobre o aleitamento materno.