Onde procurar ajuda para tratar fissura labiopalatina?
A fissura labiopalatina é uma anomalia craniofacial que pode ser constatada ainda nos exames pré-natais e confirmada ao nascimento. Ao contrário do que o senso comum possa imaginar, essa malformação acomete não somente os lábios, mas também pode comprometer toda a face, portanto, requer a atenção de profissionais especializados.
As fendas labiopalatinas são mais comuns do que se imagina, com prevalência em 1 criança a cada 650 nascimentos. Após o parto, os tratamentos já se iniciam, com orientações para nutrição adequada ao bebê. Atingindo o peso, tamanho e idade adequados, a palatoplastia pode ser realizada por cirurgião craniomaxilo que trabalha em conjunto com a equipe de cirurgia plástica. Os procedimentos reconstroem a parte óssea e os tecidos moles (pele e músculos) em etapas diferentes de vida. Outros profissionais também estão incluídos na rotina de acompanhamento médico dos pacientes que possuem lábio leporino e/ou fenda palatina como, por exemplo, a equipe de fonoaudiologia, ortodontia e psicologia.
A complexidade do quadro exige que o atendimento seja multidisciplinar, pois somente assim a evolução do paciente será satisfatória, dessa forma, os pais devem procurar por centros especializados em cirurgias de crânio e face.
Após o diagnóstico de fissuras labiopalatinas…
Após a 18a semana de gestação, a ultrassonografia morfológica já auxilia na detecção de possíveis malformações, como a fissura labiopalatina. É justamente neste período de gestação que os pais têm uma grande oportunidade para pesquisar e conhecer os protocolos do tratamento cirúrgico, os profissionais e quais são centros especializados.
Muito da preocupação do diagnóstico do lábio leporino advém do desconhecimento sobre o assunto, portanto, recomenda-se o agendamento de uma consulta para o esclarecimento de dúvidas.
O hospital Sobrapar é um importante centro de referência no tratamento de fendas labiopalatinas e anomalias craniofaciais, e possui um dos programas mais completos do Brasil para estes tipos de tratamentos. Após uma avaliação completa do paciente, cada etapa da assistência é planejada e personalizada para assegurar os melhores resultados no tempo mais breve possível.
Com acolhimento, apoio e atenção médica adequada, os impactos das fissuras palatinas se da fissura labial são minimizados e os pacientes podem levar uma vida normal.