Membros da equipe de Psicologia participam do Congresso Brasileiro de Psicologia
No dia 14 de novembro, a psicóloga Rosa Palladino e as voluntárias de psicologia Beatriz e Julia, apresentaram trabalho no 6° Congresso de Psicologia, Ciência e Profissão em São Paulo. O evento aconteceu no Memorial da América Latina e Uninove, no Campus Memorial. Criado e realizado pelo Fórum de Entidades Nacionais de Psicologia Brasileira, o Congresso Brasileiro de Psicologia reuniu mais de 6500 participantes e dezenas de mini cursos e contou ainda com a apresentação de mais de 3 mil trabalhos.
O tema apresentado pelos integrantes do Hospital Sobrapar foi a importância da atuação da psicologia em conjunto com a equipe multidisciplinar na adesão do paciente e familiares ao tratamento de anomalias craniofaciais. A atuação desse profissional agrega muito mais qualidade na reabilitação do paciente, pois considera os aspectos psicológicos de cada família, atuando na quebra de tabus, preconceitos e na autoconfiança do paciente. Esse olhar direcionado para a saúde mental, oferece ainda, suporte às reações emocionais que eventualmente surgem ao longo da recuperação e no tratamento cirúrgico desses pacientes.
Espaços que acolhem: pacientes com anomalias craniofaciais podem usar espaços de diversão enquanto aguardam atendimento
Em algumas situações, rir, de fato, é o melhor remédio. Enquanto aguardam atendimento médico, os pacientes que estão em tratamento de fissuras labiopalatinas e outras anomalias craniofaciais, podem brincar em um ambiente agradável na companhia de psicólogos. Objetivo é fazer com que a experiência no Hospital fique mais leve e acolhedora. Na brinquedoteca, ocorrem atividades lúdicas como pinturas, jogos e brincadeiras. O momento é uma alternativa para socializar, se divertir e esquecer um pouco dos desafios da reabilitação.
Acompanhamento antes e durante os tratamentos
A equipe de psicologia é formada por um time fixo de profissionais, que envolve profissionais da área da saúde e também da pedagogia. Além disso, a cada ano, são selecionados novos estagiários que passam a compor a área.
Os pacientes são acompanhados no período que antecede a cirurgia e também podem receber orientação da equipe de psicopedagogia, com instruções que auxiliam a vida e o desempenho escolar. Durante os procedimentos cirúrgicos, por exemplo, a palatoplastia ou cirurgias de crânio e face, como as cranioestenoses, a família ainda pode contar com o suporte da equipe.
O Hospital Sobrapar parabeniza a psicóloga Rosa Palladino e as voluntárias de psicologia Beatriz e Julia pela participação e trabalho apresentado no 6° Congresso de Psicologia, Ciência e Profissão. A dedicação e o amor que colocamos no que fazemos é o que traz a excelência em nossa profissão, mas sobretudo, é que muda a vida de cada paciente e família atendida.