Língua presa e fissura de palato são comuns
Assim como as causas genéticas podem estar relacionadas com a fenda labiopalatina, acredita-se que a alteração no frênulo lingual também seja desencadeada por questões genéticas, além disso, a prevalência simultânea desses dois quadros é comum.
No Brasil, uma em cada cinco crianças tem a “língua presa” e apesar de ser conhecida há milênios, nem sempre a constatação dessa condição é tão rápida, como um alteração de lábio e/ou palato, por exemplo.
O frênulo é a membrana que liga a parte inferior da língua à base da boca. Ocorre que, quando o frênulo lingual não regride até o nascimento, a movimentação da língua fica comprometida, acarretando várias consequências, que se somadas a fissura labiopalatina podem trazer mais desconfortos e prejuízos à criança.
Quais os prejuízos da língua presa
Quando o bebê tem alterações no frênulo lingual, não é capaz de estender a língua para além da ponta dos seus lábios. Essa condição pode ser bem prejudicial para sua alimentação e, consequentemente para o ganho de peso, tão importante em seus primeiros meses de vida.
Outro ponto pouco conhecido sobre esse assunto, é que devido a posição da língua e o enfraquecimento do músculo lingual, pode ocorrer o desequilíbrio da pressão do ar na boca, afetando assim a respiração durante o sono com roncos, congestionamento nasal e problemas de rigidez no pescoço e nos ombros, além de dores de cabeça e problemas posturais.
Como já abordamos aqui, a criança com fenda labiopalatina, precisará de sessões de fonoaudiologia para que o desenvolvimento da fala ocorra dentro do esperado. Vale lembrar que com a alteração do frênulo lingual, esse suporte é ainda mais importante, tendo em vista que esse quadro também provoca alterações na fala.
Pacientes com fenda labiopalatina, que também possuem língua presa, são encaminhados para frenectomia no Hospital Sobrapar
A língua é fundamental para a produção dos fonemas da fala, sendo assim, em conjunto com a presença da fissura de lábio e/ou palato, uma alteração no frênulo da língual piora na inteligibilidade da fala. No Hospital Sobrapar, ao passar pelos setores de fonoaudiologia e odontologia, o paciente que recebe esse diagnóstico é encaminhado para a cirurgia de correção do frênulo lingual.
O procedimento cirúrgico é relativamente rápido e a recuperação do paciente também. Assim como a cirurgia para correção da anomalia craniofacial da fissura de palato, quanto antes for realizado o procedimento cirúrgico para a correção do frênulo lingual, menores serão os impactos no desenvolvimento adequado da fala, e nos fatores relacionados à amamentação, alimentação e as questões posturais.
Nos primeiros dias de vida, o bebê passa por alguns testes que podem detectar precocemente uma série de doenças, entre eles o teste da linguinha.
O exame identifica possíveis alterações no frênulo lingual, que podem restringir em diferentes graus os movimentos da língua. Se o seu filho fez esse teste ao nascer, mas ainda assim você desconfia que pode ter algo de errado com essa região, procure um especialista.