Fístula de palato: nem sempre uma nova cirurgia é necessária
A fístula oronasal é a principal sequela da palatoplastia, nome dado ao procedimento cirúrgico para correção da fenda labiopalatina. A abertura desse pequeno buraquinho, chamado de fístula oronasal pelos médicos, decorre do fechamento cirúrgico inadequado do disco palatal, ou ainda por falhas na cicatrização. Fato é que existem dúvidas se há necessidade de um novo procedimento para fechamento do local. Afinal, será que uma fístula de palato pode se fechar sem a necessidade de um novo procedimento?
A resposta é sim. Caso o paciente não apresente histórico de problemas de cicatrização, a fístula de palato, se for pequena, estiver localizada em um local específico e se forem adotados os cuidados adequados no pós-operatório, pode sim, se fechar sem ser preciso realizar uma nova intervenção cirúrgica.
Para isso acontecer, no entanto, o paciente deve seguir à risca as orientações médicas que, geralmente, envolve a ingestão de dieta líquida, reforço na ingestão de proteínas e de água.
Uma dieta livre de pedaços e resíduos evita que fragmentos de comida entrem na fístula, dificultando sua cicatrização e fechamento. Além disso, para que o processo cicatricial aconteça de forma eficiente recomenda-se ao paciente, uma ingestão protéica adequada. As proteínas são obtidas de forma uniforme por meio das refeições e no caso de bebês com fissuras labiopalatinas, é possível pedir a orientação de um nutricionista para recomendar a suplementação, de acordo com o peso da criança.
Manter o corpo hidratado com a ingestão de água também é uma boa estratégia para ajudar na cicatrização de uma fístula pequena pós palatoplastia. Ao beber água, o paciente obtém melhora na eliminação de todas as impurezas do corpo, desprezando também resíduos de comidas que podem ter se acumulado no palato. Hidratando-se, aliás, o paciente com fissura labiopalatina, que teve abertura de uma pequena fístula também pode se beneficiar com uma cicatrização mais rápida, uma vez que a água auxilia na formação de novos tecidos na pele.
Quer saber em detalhes o que é uma fístula oronasal e as razões pelas quais ela acontece? Então leia nosso artigo sobre fístula oronasal e saiba mais.
Avaliação médica é imprescindível para decidir a melhor conduta sobre uma nova cirurgia para fechamento da fissura labiopalatina
É muito importante frisar que as orientações do médico e do nutricionista são indispensáveis para que o manejo da fístula seja o mais adequado de acordo com o quadro individual de cada paciente.
Uma fístula pode levar a problemas funcionais, como a fala hipernasal, regurgitação de alimentos pelo nariz, sintomas otológicos ou perda auditiva, entre outros.
Se for o caso, uma nova cirurgia para fechamento da fenda labiopalatina pode ser marcada em 12 meses, pois nesse tempo a possibilidade do cirurgião encontrar tecidos com fibroses ou tecido cicatricial é menor, facilitando assim uma nova recuperação.