O Serviço de Psicologia oferece apoio em todo o período de tratamento do paciente no Hospital Sobrapar. Os atendimentos são realizados simultaneamente a outras especialidades. Inicialmente, o paciente é acolhido para que se possa ter contato com sua história de vida, as contingências sob as quais vive e o histórico do problema apresentado, a fim de identificar suas reais necessidades. Em seguida, é feito o encaminhamento aos programas específicos do setor de Psicologia, de acordo com a necessidade do paciente.
Avaliação do desenvolvimento
Todas as crianças com até 15 anos de idade são encaminhadas ao programa de Avaliação e Acompanhamento do Desenvolvimento Global, que tem como objetivo verificar se o desenvolvimento apresentado está adequado à idade do paciente. Caso contrário, identificam-se as causas do atraso e a família é orientada sobre como auxiliar no enfrentamento de dificuldades. Por meio de atendimentos, orientações aos pais e consulta com a psicopedagogia, a equipe busca auxiliar o paciente e, quando necessário, é feito o encaminhamento externo.
Psicopedagogia
A Psicopedagogia é um dos programas do serviço de Psicologia do Hospital Sobrapar, implantado diante das constantes queixas dos pais sobre as dificuldades escolares de seus filhos. Tem como objetivos: auxiliar na aprendizagem e adequação escolar da criança; estimular o contato do paciente com a escola e com os conteúdos acadêmicos; orientar os familiares sobre melhores estratégias em relação à vida escolar; auxiliar para que o ambiente da aprendizagem seja mais reforçador e eficaz; manter contato com a escola para um trabalho conjunto, visando ganhos para o paciente.
Preparação para procedimento
Os pacientes que necessitam passar por uma intervenção cirúrgica ou qualquer procedimento invasivo são atendidos pela equipe interdisciplinar, que os prepara para enfrentar medos e ansiedades naturais. Além disso, é durante a preparação (e também na internação) que se orienta o paciente quanto aos cuidados pré e pós-cirúrgicos, avaliando seu grau de entendimento acerca das explicações passadas.
Internação
Programa destinado à atenção psicológica aos pacientes e seus familiares durante o período de internação com o objetivo de dar suporte às reações emocionais que podem surgir em decorrência do tratamento cirúrgico.
Espaço Lúdico – Brinquedoteca
As crianças contam com um espaço lúdico dentro do Hospital Sobrapar, onde podem aguardar atendimentos na companhia de psicólogos, que buscam tornar o ambiente hospitalar mais agradável por meio de brincadeiras, atividades de pintura e jogos. Este espaço também auxilia no desenvolvimento de comportamentos mais favoráveis para o tratamento destas crianças.
Equipe
O Serviço de Psicologia é chefiado pela Profª Drª Vera Lucia Adami Raposo do Amaral – Presidente da SOBRAPAR – e conta com uma equipe fixa de psicólogos, psicopedagoga e pedagoga. Além disso, todos os anos o hospital recebe, em média, seis estagiários estudantes de Psicologia, selecionados a cada início de ano, através de análise de currículo e entrevista, tornando o hospital um ambiente também de aprendizado prático na área da Psicologia da Saúde. O processo seletivo tem início em Dezembro.
Profissionais
DRA. VERA LUCIA ADAMI RAPOSO DO AMARAL
- Graduada em Psicologia pela PUC – Campinas.
- Mestre e Doutora em Psicologia pela Universidade de São Paulo.
- Orientou mais de 60 teses e dissertações de doutorado e mestrado.
- Autora de inúmeros capítulos de livros e artigos científicos.
- Pioneira no estudo psicológico de portadores de anomalias craniofaciais no Brasil.
ROSA DE FÁTIMA MATOS PALLADINO – Psicóloga
- Graduada em Psicologia pela USF em 2007
- Pós Graduada em Psicopedagogia pela FMU em 2015
RAQUEL LUIZA URVANEJA – Psicopedagoga
- Graduada em Educação Física pela PUCC Campinas – 1992
- Graduada em Pedagogia pela ULBRA Campinas – 2009
- Especialista em Desenvolvimento Infantil – Unicamp – 2011
- Pós Graduada em Psicopedagogia Clinica e Institucional – USF – 2014
- Especialista em Neuropsicopedagogia Clínica – Faculdade de Conhas – 2015
- Responsável pelo programa de Psicopedagogia do Hospital Sobrapar
- Psicopedagoga Clínica e Institucional
PATRICIA HENRIQUES GODOY – Psicopedagoga
- Graduação em Psicologia na Pontifícia Universidade Católica de Campinas – Campinas/ SP – 2006
- Aprimoramento Profissional em Saúde Pública – Pontifícia Universidade Católica de Campinas-Campinas/ SP – 2008
- Especialização em Psicopedagogia Construtivista – Universidade Estadual de Campinas – Unicamp/ SP- 2011
- Especialização em Educação Especial e Inclusiva – UNINTER/SP – 2015
- Especialização em Psicomotricidade – Faculdades Metropolitanas Unidas – FMU/ SP – 2018
- Especialização em Neuropsicologia – Universidade São Francisco – USF Campinas/SP – 2019
JULIA MARIA ZINI DE PAULA FREITAS – Psicóloga
- Graduada em Psicologia pela Universidade São Francisco – 2023
- Voluntária no setor de psicologia do HospitalSOBRAPAR – Crânio e Face – 2022/2023
- Participação no Simpósio Multidisciplinar HospitalSOBRAPAR – Saúde, reabilitação e desenvolvimento infantil no contexto hospitalar, com o título: “Preparação Psicológica para Nasofibroscopia em Pacientes com Fissura Labiopalatina” – 2023
- Participação no 6º Congresso Brasileiro de Psicologia: Ciência e Profissão, com o título: “A Psicologia na Adesão ao Tratamento de Pacientes com Anomalias Craniofaciais no Hospital SOBRAPAR” – 2022