Dia Mundial do Dentista, profissional tão importante nos tratamentos de pacientes com anomalias craniofaciais
Em 03 de outubro comemora-se o Dia Mundial do Dentista, profissional tão importante que viabiliza a realização de cirurgias craniofaciais, como a cirurgia de correção de fissura labiopalatina ou de lábio leporino.
Uma das premissas para que as cirurgias de correção de fissura lábio palatina ou lábio leporino sejam realizadas é que a saúde bucal do paciente esteja em dia, em outras palavras, não podem existir cáries ou quaisquer outros problemas dentários.
A complexidade desse tipo de cirurgia exige certos cuidados, entre eles,o acompanhamento da cicatrização e da escovação mesmo após a palatoplastia. Uma cárie poderia desencadear um processo de infecção, abrindo pontos e prejudicando o procedimento realizado previamente.Para prevenir esse tipo de prognóstico, o ortodontista executa a profilaxia dos dentes, removendo a placa bacteriana, o tártaro e realizando obturações.
Os nossos agradecimentos a todos os dentistas por seu importante papel no tratamento das crianças com anomalias craniofaciais do Hospital Sobrapar.
Principais cuidados com a saúde bucal em crianças com fissuras labiopalatinas
Desde o nascimento do primeiro dentinho é recomendado aos pais que façam a escovação dos dentes do bebê. É importante lembrar que, preferencialmente, deve-se utilizar uma pequena escova de dentes, nada de dedeira de silicone.
Outro fator importante a ser mencionado, é que o papel do creme dental é deixar o momento da escovação um pouco mais saboroso e aplicar uma pequena quantidade de flúor nos dentes protegendo os contra as cáries, no entanto, o que limpa mesmo é a escovação correta.
Criar o hábito da higiene bucal desde pequeno é muito importante, por isso,após as refeições, antes de dormir ou acordar, sempre leve seu filho para fazer a escovação.
Mas, além dos cuidados com a higienização,a alimentação dos pequenos deve ser a mais natural possível, isenta de açúcar aos menores de 2 anos e em pouquíssima quantidade após essa idade. Sucos em pó e alimentos industrializados não podem fazer parte da rotina alimentar das crianças.
A combinação de bons hábitos alimentares, higienização bucal e da visita periódica ao dentista reduz as chances de problemas nos dentes e beneficia como um todo o tratamento da fissura labiopalatina.
Leia também:
Os impactos do uso de chupeta em bebês
Ortodontia em paciente com fissuras lábio palatinas: entenda a importância