Desenvolvimento da fala em crianças com fissuras lábio palatinas
Os marcos de desenvolvimento de linguagem de uma criança independe de seu histórico com fissura lábio palatina. Neste ponto, precisamos destacar que a linguagem está atrelada à capacidade de abstrair e simbolizar coisas. De distinguir objetos por suas características através dos conhecimentos adquiridos ao longo do tempo.
Em bebês e crianças que foram acometidos por fissuras labiopalatinas ou lábios leporinos, não se espera atraso na aquisição da linguagem, mas pode existir sim algum fator de dificuldade na área motora para o desenvolvimento da fala, comprometendo o funcionamento da língua, do palato e da boca.
A cirurgia para o tratamento de fissura labiopalatina, também conhecida como palatoplastia, pode ser realizada antes da criança começar a falar muitas palavras. Durante o procedimento, a equipe médica realiza o reposicionamento da musculatura e o fechamento do palato para a correção da movimentação das estruturas e ganho de equilíbrio da voz. No entanto, os estímulos para a produção da fala em crianças com fissuras podem começar antes mesmo da cirurgia.
Aos seis meses de idade enquanto a criança balbucia, por exemplo, a mãe pode realizar a oclusão das narinas da criança que é um exercício para a descoberta e treino dos novos sons que serão ganhos após o tratamento cirúrgico para correção do funcionamento do palato.
Assim como a procura de um profissional especializado é de muita importância para o desenvolvimento da fala, na terapia de fonoaudiologia, a participação da família é fundamental. Os exercícios devem continuar sendo realizados em casa para evolução do desenvolvimento da fala.
Marcos de desenvolvimento da fala por idade
1 a 3 meses de idade
O bebê sorri e muda a entonação do choro e de alguns barulhos que emite para expressar suas necessidades.
4 a 6 meses de idade
Aumentam a interação e a variação de sons que emitem. Parecem conversar em outra língua. Os bebês são capazes de vocalizar e prestam bastante atenção quando alguém simula uma conversa com eles.
7 a 11 meses de idade
Os bebês são capazes de compreender ordens para bater palmas e já repetem pequenas palavras como “mamã” e “papá”.
1 a 2 anos de idade
Até os 2 anos o vocabulário da criança se expande e chega a aproximadamente 300 palavras. Nesta idade, a criança deve saber questionar nomes e funções.
3 anos de idade
Apresenta poucas trocas de sons e uma fala muito mais compreensível.
5 anos de idade
Compreende tudo o que é dito e estabelece diálogos com facilidade.
Quando procurar ajuda de um fonoaudiólogo para crianças com fissuras lábio palatinas e lábio leporino?
Sem a atenção necessária, os sons da fala serão direcionados para o nariz, ocasionando uma voz abafada e de difícil compreensão. Apesar da terapia começar após a palatoplastia, alguns exercícios podem ser feitos antes, como o pinçamento manual das narinas para emissão de sons.
Cerca de um mês após a cirurgia, ou quando o palato estiver cicatrizado, a avaliação fonoaudiológica deve acontecer e a família também pode e deve realizar exercícios em casa.
É importante destacar que cada tipo de fissura lábio palatina exige um acompanhamento adequado, que deve respeitar o desenvolvimento do bebê, por isso, todo tratamento deve ser feito com uma equipe multidisciplinar composta não só por fonoaudiólogos, mas também por cirurgiões plásticos, dentistas e psicólogos.