Causas, sintomas e tratamentos para o Querubismo
O querubismo atinge principalmente a mandíbula e a maxila do paciente. Essa anomalia craniofacial causa a perda óssea que tem no lugar a formação de tecidos, o que por sua vez pode resultar em lesões na face.
De origem genética e hereditária, o querubismo recebeu esse nome em virtude do formato do rosto dos anjos querubins retratados no período renascentista da história da arte (rosto oval e com grandes bochechas). Essa anomalia de face acomete principalmente a mandíbula e a maxila do paciente, causando a perda óssea local e a formação de outros tecidos na região.
Diagnóstico da anomalia de face querubismo
É ainda nos primeiros anos de vida que o paciente com querubismo tem a absorção dos ossos dos maxilares por um tecido fibroso. Ocorre em sequência a expansão da massa para além dos limites das estruturas ósseas. No entanto, por se tratar de uma doença rara, o diagnóstico do querubismo ainda pode ser confundido com outras patologias que envolvem o crescimento da mandíbula e maxila.
Para efetuar o diagnóstico de querubismo, o médico considera não somente o histórico familiar, mas também se baseia em resultados de exames histopatológicos, evolução clínica, achados radiológicos e análises bioquímicas. Além disso, recomenda-se que se faça ainda uma tomografia computadorizada para verificar a extensão e o envolvimento das lesões nos ossos.
Sintomas e tratamentos para o querubismo
Em geral, os sintomas do querubismo são notados nos primeiros 10 anos de vida do paciente. As alterações progridem até a puberdade e apresentam regressão lenta na fase adulta. Apesar disso, com o propósito de evitar as complicações que a anomalia pode causar, não se descarta a realização de outros procedimentos, como a intervenção cirúrgica.
As consequências do querubismo variam em cada caso e paciente. É possível, por exemplo, que a visão seja acometida em virtude de um deslocamento do globo ocular ou ainda que existam dificuldades respiratórias em decorrência do crescimento de uma lesão próxima à região do nariz.
Por alterar algumas atividades rotineiras da criança, como o desenvolvimento da fala, a mastigação e seus relacionamentos sociais, é importante que esse paciente receba atenção de uma equipe multidisciplinar, que deve trabalhar não só para o sucesso da cirurgia em si e para a recuperação os aspectos funcionais do paciente, mas também para reintegrá-lo na sociedade.
Por serem de alta complexidade, a realização de uma cirurgia particular para essa anomalia de face chamada de querubismo possui alto custo, o que torna a atuação do Hospital Sobrapar ainda mais importante, especialmente para as crianças em situação de vulnerabilidade social. Por isso, se você quer contribuir de qualquer forma, seja adotando uma cirurgia ou doando qualquer valor, acesse nossa página de doações e saiba como ajudar.