Bullying e a fissura labiopalatina
A fissura labiopalatina requer o enfrentamento de diversos desafios por parte da família e do paciente.
As fissuras na face provocadas tanto pelo lábio leporino, quanto pela fenda palatina, comprometem justamente o local mais visível do corpo: o rosto. Em decorrência do comprometimento estético e funcional que acompanham as crianças com fendas labiopalatinas, muitas vezes, as mesmas sofrem bullying.
Fato é que, em um ambiente hostil, de opressão, o aprendizado das crianças com fissuras labiopalatinas torna-se muito mais difícil, gerando obstáculos até mesmo na capacidade de criação, socialização e no emocional.
Lamentavelmente, o bullying é comum no ambiente escolar, mas é importante lembrar que, mesmo na fase adulta, a discriminação de pacientes com fissuras labiopalatinas acontece e tem efeitos gravíssimos, entre eles, a depressão.
Bullying escolar
O bullying é caracterizado por ações agressivas, repetitivas, que são executadas por um ou mais alunos contra um colega. Pode surgir ainda como olhares de deboche ou risadas.
O ambiente escolar possibilita à criança com fenda labiopalatina a inserção social, mas também pode trazer conflitos justamente pelo preconceito gerado pela sua aparência física ou por sua fala. Neste sentido, os pais, a escola e os profissionais especializados, precisam agir no desenvolvimento da autoestima das crianças com fissuras.
Também é papel da escola e das famílias levar informações aos estudantes, para que, através do conhecimento os mesmos possam acolher todos os tipos de diferenças.
Precisamos falar sobre Bullying! Não é legal, não tem graça, não faça
Esse sempre foi um tema de atenção no Hospital Sobrapar pela natureza das cirurgias e tratamentos que realizamos. Trabalhamos o tema de forma constante com as famílias que atendemos e também em nossa comunidade, realizando palestras no Hospital e campanhas em escolas. Neste mês em especial, marcado pelo dia 20 de Outubro, Dia Mundial de Combate ao Bullying, queremos promover uma grande corrente de informações, estimulando o maior número possível de pessoas a refletirem sobre o tema. Conheça mais sobre nossa Campanha Contra o Bullying.