A importância da coordenação motora fina e o trabalho do Hospital Sobrapar

Além das cirurgias de fenda labiopalatina, nas quais atuam profissionais médicos de diferentes áreas, os pacientes com fissura de lábio e/ou palato também são amparados pela equipe de psicopedagogia em seus tratamentos. O objetivo dessa assistência é aprimorar a relação da criança com a vida escolar, bem como suplementar seu aprendizado, uma vez que os afastamentos para a realização das cirurgias são frequentes.

Em alguns casos há  também outros fatores que são desafiadores como as funções motoras. Pode existir, por exemplo, a combinação da fissura labiopalatina com outras síndromes, como é o caso da Síndrome de Apert, uma doença que faz com que os pacientes apresentem malformações congênitas em diversas partes do corpo como o crânio e face, além de Sindactilia nas mãos e pés, quadro em que os dedos ficam unidos e  precisam de cirurgias para separação e reconstrução dos dedos das mãos e dos pés.

No hospital Sobrapar, a equipe de Psicopedagogia, sob a iniciativa da psicopedagoga Raquel Urvaneja, elaborou um material específico para o trabalho com pacientes com Síndrome de Apert. Na técnica, utiliza-se o prendedor de roupa com a combinação de outros elementos, para estimular os músculos das mãos, fazendo o movimento de pinça. Esse movimento é necessário para o desenvolvimento da coordenação motora fina, um aprendizado muito importante para todos nós. 

O que é a coordenação motora fina e por qual motivo é importante

Abotoar uma camisa, pegar algo pequeno que caiu no chão e escrever. Essas são habilidades que requerem o uso de alguns pequenos músculos dos dedos e das mãos e estão relacionadas com o que chamamos de coordenação motora fina, que começa a ser desenvolvida logo nos primeiros anos de vida.

É a partir dos dez meses de idade que espera- se que o bebê comece a ser capaz de pegar pequenas coisas usando o dedo indicador e o polegar, quando acontece então o início do movimento de pinça. 

Muito embora a coordenação motora fina se desenvolva naturalmente, os bebês que possuem anomalias congênitas, como a própria sindactilia presente na Síndrome de Apert, precisam de ainda mais estímulos para o desenvolvimento do movimento de pinça. 

Além de mais autonomia, o movimento de pinça deve melhorar ainda mais as habilidades necessárias para o bom desenvolvimento da escrita, melhorando a comunicação da criança e o processo de alfabetização.

A equipe de psicopedagogia atua para tornar o processo de aprendizagem  dos alunos mais eficaz. Dessa forma, os profissionais não só estimulam o contato escolar da criança, mas também orientam os familiares sobre as melhores estratégias em relação à vida escolar e auxiliam a escola para um trabalho conjunto. 

Se você quer tornar possível a recuperação de milhares de crianças com anomalias craniofaciais, acesse nossa página de doações e saiba como você pode ajudar.  O Hospital Sobrapar também depende de você para transformar nossas crianças em cidadãos ativos e participativos na sociedade.