Algumas vezes, o que chamamos de sutura craniana, fecha-se antes do tempo, provocando alterações no formato da cabeça do bebê que podem ter consequências graves.

Não se sabe com exatidão a razão do fechamento precoce das suturas cranianas, mas, algumas teorias indicam que esse quadro seria resultado de possíveis dificuldades na movimentação do bebê dentro do útero. Por outro lado, fatores genéticos também são estudados como razões das cranioestenoses, condição do fechamento precoce das suturas do crânio. As craniossinostoses como também são conhecidas, também podem estar associadas a síndromes diversas como as Síndromes de Apert e Crouzon.

Independentemente das razões desencadeadoras, tanto a cranioestenose não sindrômica como a cranioestenose sindrômica de fato requerem tratamento cirúrgico.

A cirurgia no crânio deve acontecer, preferencialmente, entre o 3º e o 6º mês de vida, período no qual já houve certo ganho de peso pelo paciente. No entanto, cada caso deve ser avaliado individualmente pelo médico.

Se a família desejar esperar pela cirurgia, é importante que esteja ciente que será mais difícil obter o resultado esperado. Com o osso é mais fino, na intervenção precoce, a remodelação é mais precisa e mais fácil.

Consequências do tratamento tardio da Cranioestenose Sindrômica

Além de impactar no resultado da cirurgia de crânio, o tratamento tardio da craniossinostose, como também é conhecida, pode ter consequências gravíssimas, algumas delas são:

  • Comprometimento das vias aéreas;
  • Dificuldades na alimentação;
  • Aumento da pressão intracraniana;
  • Entre outros.

O que são as suturas do crânio e recomendações pós-cirúrgica

As fontanelas e suturas do crânio são fundamentais para que a movimentação óssea do crânio possa acontecer. Graças às fontanelas e suturas cranianas, a cabeça do bebê consegue passar mais facilmente pelo canal de parto.

Além disso, a sutura craniana, que é um tecido fibroso, pode ser sentido com o toque e ajuda na expansão do cérebro.

Após a intervenção cirúrgica, a família deve prestar total suporte à criança, evitando quedas que são comuns nessa fase da vida.