20 de outubro: Dia da Filantropia

Instituído em 2019 pela Lei nº 13.925, o Dia da Filantropia tem como objetivo valorizar a atuação das entidades filantrópicas por meio da conscientização da importância de seus trabalhos.

Em sua origem, a palavra filantropia tem origem grega e significa amor pela humanidade, mas além de simbolizar um ato de amor e generosidade, a filantropia tem a missão de cuidar e transformar a vida daqueles que mais precisam.

No Brasil, as instituições filantrópicas atuam gratuitamente, em parceria com o Estado, ofertando serviços nas mais diversas áreas como Educação, Assistência Social e Saúde, que é o caso da atuação do Hospital Sobrapar.

Em números, a importância da atuação das instituições filantrópicas na área da saúde é evidente. Segundo pesquisa do Fórum Nacional de Entidades Filantrópicas, em 2020, 861 cidades dependiam exclusivamente das instituições filantrópicas de saúde como o único hospital disponível para atender a população.  Neste mesmo ano, o setor filantrópico representou 24% dos hospitais gerais do Brasil, além de 36% dos leitos de UTI do SUS dedicados ao tratamento da COVID-19 no país e de 33% dos leitos gerais de UTI do SUS.

A importância da sua doação para transformar a vida de crianças

Para que seja possível reabilitar pessoas com deformidades craniofaciais, via SUS, integrando-as à sociedade e promovendo ainda o seu bem-estar, é preciso contar também com a ajuda de doadores – pessoas físicas e jurídicas. 

Para doar, é possível usar o aplicativo do Hospital Sobrapar no celular, fazer um  depósito bancário, ou contribuir com a doação da Nota Fiscal Paulista. Quem desejar pode também  destinar parte do Imposto de Renda devido para uma entidade assistencial, via FMDCA.

O Bazar Sobrapar, responsável por 18% do orçamento da instituição, também recebe doações na forma de móveis, roupas e objetos que posteriormente são vendidos ao público.

Em um dos anos mais desafiadores para o Brasil e para o mundo, o hospital encerrou 2021 com números recordes de atendimentos e cirurgias. Foram 58.042 atendimentos e 1.237 cirurgias. A procura por atendimento cresceu e absorver a demanda de pacientes é mais que necessário. 

A filantropia é um caminho em direção à responsabilidade social. Contamos com você! Acesse nossa página de doações.