Psicologia: área essencial no tratamento dos pacientes com fissuras labiopalatinas
Em 27 de agosto, mês em que foi sancionada a Lei nº 4.119, que dispõe sobre a profissão e os cursos de Psicologia, comemora-se o Dia do Psicólogo. Por isso, nosso post de hoje tem como propósito resgatar o quão importante a área de psicologia é para o tratamento de crianças com fissuras labiopalatinas ou deformidades craniofaciais, em geral.
Quando internado, um paciente que acabou de passar por uma cirurgia para correção de uma fenda labiopalatina ou qualquer outra anomalia craniofacial, além de certa fragilidade em decorrência do seu estado de saúde, também enfrenta uma situação que vai além dos sintomas clínicos e que merece atenção de um profissional capacitado, como um psicólogo. Isso porque, não raramente, essa de fragilidade, pode desencadear sintomas psicológicos como: ansiedade, angústia, traços depressivos e diversas inseguranças.
No Hospital Sobrapar, os pacientes que estão em tratamento para anomalias raras de face ou ainda os pacientes que passaram por algum trauma, recebem o apoio da equipe de Psicologia.
Visando um suporte integral ao paciente, os atendimentos são feitos simultaneamente com profissionais de diversas áreas médicas.
Cada caso recebe um encaminhamento a um programa específico do setor de Psicologia, de acordo com cada necessidade. No hospital Sobrapar, a equipe de psicólogos oferece suporte em diversas etapas da jornada do paciente:
Avaliação e Acompanhamento do Desenvolvimento Global
Com o objetivo de constatar ou descartar atrasos no desenvolvimento, a Avaliação e Acompanhamento do Desenvolvimento Global, é direcionada aos pacientes menores de 15 anos de idade. O Desenvolvimento Global é um conjunto de habilidades responsável pela autonomia de um indivíduo. Essa abordagem pode ser fundamental, por exemplo, para medir os graus variados de desenvolvimento que um paciente com Síndrome de Apert apresenta, por exemplo. A partir dessa avaliação, a família conseguirá um direcionamento mais adequado referente ao suporte que a criança precisa.
Psicopedagogia
No Hospital Sobrapar, os psicopedagogos auxiliam na aprendizagem e adequação escolar das crianças com fendas labiopalatinas, cranioestenoses, entre outras anomalias. O objetivo desse profissional é estimular o contato do paciente com o ambiente escolar e com os conteúdos. Além disso, os psicopedagogos do Sobrapar dão orientações aos pais para que desenvolvam em conjunto um trabalho que favoreça o aprendizado das crianças.
Pedagogia Hospitalar
O papel do psicólogo em uma equipe multidisciplinar hospitalar contribui tanto para o quadro clínico, quanto emocional dos pacientes. A atuação desse profissional vai além, com efeitos não somente para com o paciente, mas sim em uma tríade entre paciente, família e a própria relação com os demais membros da equipe médica.
A equipe de psicólogos do Hospital Sobrapar é comandada pela Profª Drª Vera Lucia Adami Raposo do Amaral, Presidente da instituição. Além disso, estudantes de Psicologia são selecionados a cada início de ano para compor este time tão importante.