]O diagnóstico da fenda labiopalatina, ainda no período do pré-natal, possibilita que os pais da criança procurem uma equipe multidisciplinar mesmo antes do nascimento. Uma vez que nenhuma especialidade isoladamente possui expertise para abordar todas as necessidades dos pacientes com fenda de palato e lábio leporino, a assistência de uma equipe multidisciplinar é considerada padrão ouro para o manejo de fissuras de face, como as fendas labiopalatinas.
O profissional otorrinolaringologista, que integra a equipe multidisciplinar, é responsável pelo controle das vias aéreas, monitoramento da audição, avaliação de doença do ouvido médio e insuficiência velofaríngea, e também pode atuar como cirurgião de reconstrução facial, caso tenha formação necessária. Além disso, o papel do otorrinolaringologista no tratamento de pacientes com fissuras labiopalatinas, contempla a avaliação das seguintes condições:
- Obstrução nasal;
- Roncos;
- Otites de repetição;
- Atrasos no desenvolvimento da fala, que podem estar associados com o acúmulo de secreção na orelha média (otite de efusão).
A importância da equipe multidisciplinar no tratamento de fissura labiopalatina
O tratamento multidisciplinar é indispensável para um bom prognóstico em fissuras labiopalatinas e anomalias craniofaciais, em geral. Um grupo, formado por profissionais de diferentes áreas, trabalha em conjunto em busca de melhores resultados tanto no diagnóstico, como também no tratamento dos pacientes.
A atenção multidisciplinar proporciona ao paciente, portanto, diagnósticos assertivos, atendimento humanizado, contínuo e potencializado pelos múltiplos saberes.
Depois de uma avaliação inicial, os profissionais envolvidos discutem estratégias de intervenção, considerando as particularidades de cada caso, bem como os recursos terapêuticos disponíveis.
No caso das fissuras de palato ou lábios leporinos, a equipe multidisciplinar é formada por cirurgião plástico, anestesiologistas, psicólogos, fonoaudiólogos, ortodontistas e otorrinolaringologistas e assistentes sociais.