Atuação do serviço de psicologia e psicopedagogia no tratamento das deformidades craniofaciais
Existem diversos outros fatores que podem prejudicar a saúde mental de crianças que nasceram ou adquiriram anomalias craniofaciais. O apoio psicológico é um serviço muito importante dentro de hospitais, ainda mais quando os pacientes, em sua maioria, são crianças. É verdade que os pequenos nem sempre se adaptam ou sabem lidar com mudanças físicas, emocionais e ambientais com que passam.
Ter acompanhamento de um psicopedagogo é importante nesses casos, já que o profissional dessa área é responsável por investigar as causas e auxiliar pessoas com problemas de aprendizagem.
Não são todas as deformidades craniofaciais que afetam a inteligência dos pacientes, mas de qualquer forma, anomalias requerem um cuidado especial tanto durante o tratamento, quanto após com questões de bullying e autoestima.
Veja a seguir os benefícios deste serviço e quais as modalidades de psicologia dentro de hospitais como Sobrapar, que visam reabilitar seus pacientes em todas as áreas de desenvolvimento.
Por que o apoio psicológico é importante?
Certamente, pacientes com malformações congênitas ou não congênitas precisam de cuidado especial quando o assunto é acompanhamento psicológico e psicopedagógico, já que essa condição traz diversos sentimentos negativos aos seus portadores e familiares.
Outro ponto importante a ser citado é que o tratamento dessas anomalias é longo e, geralmente, o paciente passa por algumas cirurgias plásticas, reconstrutoras, entre outras.
Pensando nisso, é preciso ter um bom preparo psicológico para lidar com esses procedimentos.
Em casos onde a malformação afeta o desenvolvimento mental do paciente, esse acompanhamento se torna ainda mais necessário e a psicopedagogia é acionada também.Os benefícios do tratamento para os pacientes são diversos, já que reforçam as defesas, restabelece equilíbrio emocional, auxiliam na aprendizagem, aumentam a autoestima, ensina a lidar com situações externas, melhoram a adaptação ao meio etc.
Como a psicologia é usada dentro do tratamento de anomalias craniofaciais?
Este apoio psicológico é feito durante todo o período de tratamento dos pacientes, ou seja, os atendimentos são realizados simultaneamente com outras especialidades, como fonoaudiologia, odontologia, enfermagem, entre outras.
O primeiro passo é acolher o paciente para identificar as necessidades de cada um, então é feito um contato com a história de vida, histórico do problema apresentado e outros aspectos.
Após entender o caso da pessoa, acontece o encaminhamento aos programas específicos do setor de psicologia, de acordo com a necessidade do paciente.
Avaliação do desenvolvimento da criança
Neste caso, todas crianças e adolescentes até 15 anos de idade são encaminhadas ao programa de avaliação e acompanhamento do desenvolvimento que avalia se o desenvolvimento apresentado está adequado à idade do paciente.
Se houver algum atraso, um processo será iniciado para identificar as causas dessa condição e a família será orientada sobre como auxiliar no enfrentamento de dificuldades.
Veja como a psicopedagogia é importante para crianças com anomalias craniofaciais
Psicopedagogia é um dos programas que auxilia pacientes a enfrentarem dificuldades escolares. Essa área tem como objetivo ajudar na aprendizagem e adequação escolar da criança. Também visa orientar familiares sobre melhores estratégias em relação à vida escolar e auxiliar para que a aprendizagem seja mais eficaz.
Outro intuito da área é desenvolver habilidades e competências nas crianças para estimular seu desenvolvimento. Nestes casos, o hospital mantém contato com a escola para que seja um trabalho conjunto, visando mais ganhos para o paciente.
Preparação psicológica para cirurgias de anomalias de crânio e face
É normal que pacientes com anomalias de crânio e face precisem passar por uma ou mais cirurgias para corrigir as deformidades craniofaciais congênitas ou não durante o tratamento. Pensando nisso, existe uma área da psicologia que os prepara para enfrentar medos e ansiedades naturais antes desses procedimentos.
Internação durante o tratamento de fissuras craniofaciais
Este momento é marcado pela angústia e ansiedade para o restante do tratamento, por isso o apoio psicológico é bastante importante.
Por isso, existe um programa destinado à atenção psicológica aos pacientes e seus familiares durante o período de internação com objetivo de dar suporte às reações emocionais que podem surgir em decorrência do tratamento cirúrgico.
Como esse apoio psicológico é feito pelo Hospital Sobrapar
Além de todos os procedimentos citados, o Hospital Sobrapar ainda oferece uma brinquedoteca para que crianças possam aguardar atendimentos na companhia de psicólogos, que buscam tornar o ambiente hospitalar mais agradável por meio de brincadeiras, atividades de pintura e jogos.
Este espaço também auxilia no desenvolvimento de comportamentos mais favoráveis para o tratamento destas crianças. Este e muitos outros motivos tornam a entidade Sobrapar uma referência na reabilitação de pacientes com anomalias do crânio.
Com uma equipe altamente especializada, o hospital proporciona tratamento multidisciplinar no qual usa de diversas áreas médicas para reabilitar seus pacientes e proporcioná-los o máximo de bem-estar possível.
São cirurgiões plásticos, fonoaudiólogos, otorrinolaringologistas, psicólogos, assistentes sociais, ortodontistas, neurocirurgião, ortopedista, fisioterapeutas, geneticistas, anestesistas, intensivistas e enfermeiras envolvidos para alcançarem resultados satisfatórios. O hospital conta com uma equipe fixa de psicólogos, psicopedagogas e pedagogas, pronta para atender crianças, adolescentes e adultos.