Serviço Social no Hospital Sobrapar oferece suporte às mães de bebês com fissuras labiopalatinas
Desde o nascimento, o paciente com fissura labiopalatina necessita de atenção de diferentes áreas que envolvem desde a equipe de cirurgia até os atendimentos com ortodontistas, psicopedagogos e fonoaudiólogos. Além de assistir à reabilitação do filho, no Hospital Sobrapar, a mãe do bebê que nasceu com a fenda labiopalatina também recebe apoio da equipe de assistência social. Continue lendo para saber mais.
Afinal, o que faz um assistente social?
O profissional especializado em serviço social tem a missão de garantir os direitos dos cidadãos e orientá-los para isso. Esse profissional, portanto, analisa, elabora, coordena e executa planos para que as políticas e direitos sociais sejam acessíveis para a população em geral, sobretudo, para a população em estado de vulnerabilidade. As áreas de atuação do assistente social são diversas e abrangem tanto as instituições públicas quanto privadas.
O trabalho do Hospital Sobrapar de Crânio e Face
Por ser um tratamento complexo e de longa duração, o serviço social presta suporte às mães dos bebês que nasceram com essa ou outras anomalias craniofaciais. Depois de acolher a família, o serviço social direciona os responsáveis para receberem não somente as orientações a respeito dos cuidados com o bebê, que englobam técnicas de nutrição e orientações gerais sobre a reabilitação do paciente, mas também para receberem suporte psicológico, sobretudo, nos momentos mais delicados como as cirurgias, por exemplo.
No Hospital Sobrapar, o papel da do serviço social é possibilitar o acesso dos pacientes aos benefícios, programas, serviços e políticas públicas. Além disso, a equipe é preparada para identificar casos que necessitam de intervenções socioassistenciais, diminuindo as violações de direitos e isolamento social.
Por estar em contato frequente com os pacientes, muitas vezes, é esse o profissional que informa sobre as normas e rotinas de internação no hospital e é quem faz os encaminhamentos e interlocução com a rede de serviços. Além disso, o assistente social está à frente de projetos sociais da instituição, além de ser responsável pelo acompanhamento dos tratamentos que acontecem fora do domicílio do paciente.