Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência

Dados do Censo 2010 do IBGE indicam que 23,9% da população brasileira, ou seja, aproximadamente 45,6 milhões de pessoas, vivem com algum tipo de deficiência no Brasil.  No Hospital Sobrapar de Crânio e Face, por exemplo, milhares de atendimentos são feitos todos os anos para a recuperação de crianças com anomalias congênitas como fissuras labiopalatinas ou cranioestenoses, e também deficiências adquiridas em virtude de traumas ou tumores. Os atendimentos dos pacientes são feitos pelo Sistema Único de Saúde.

Entendemos que a luta para garantia de direitos das pessoas com deficiências é permanente, mas a data de 21 de Setembro, instituída no ano de 2005, tem a missão de jogar luz à importância das mobilizações para a inclusão social de pessoas com deficiência, que representam uma grande parcela da sociedade, além disso, essa data também é oportuna para a conscientização da luta anti-capacitista e para a celebração destes movimentos. 

Apesar de oficializada apenas em 2004, as reivindicações por melhores políticas e inclusão das pessoas deficientes tiveram início na década de 80, pelo Movimento pelos Direitos das Pessoas Deficientes – MDPD, grupo este que atua há mais de 40 anos.

 

Como resultado de inúmeras lutas, algumas das conquistas sociais foram alcançadas, entre elas destacam-se:

  • Dedução do Imposto de Renda para pessoas com deficiência;
  • Direito ao apoio e efetiva integração social;
  • Cotas de empregabilidade das pessoas com deficiência, determinando que as empresas com cem ou mais empregados devem empregar de 2% a 5% de pessoas com deficiência em seus quadros;
  • Lei do Passe Livre 
  • Normatização das condições de acessibilidade;
  • Reconhecimento da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) para os surdos;
  • Isenção do Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI) na aquisição de automóveis para utilização no transporte autônomo de passageiros, bem como por pessoas com deficiência física e aos destinados ao transporte escolar;
  • Direito da pessoa com deficiência visual de ingressar e permanecer em ambientes de uso coletivo acompanhado de cão-guia;
  • Entre outros.

No Hospital Sobrapar, a equipe multiprofissional visa não somente a reabilitação física dos pacientes, mas também sua reabilitação social e emocional, por meio da garantia de acesso aos seus direitos e o exercício integral de sua cidadania.

Acompanhe mais sobre nosso trabalho e especialidades atendidas:

Apesar das conquistas de direitos, a luta pela inclusão das pessoas com deficiência vai muito além da  acessibilidade a certos locais.  É preciso conscientizar a população geral sobre o capacitismo, aliás, você sabe o que significa esse termo?

O capacitismo é o termo utilizado para se referir à descriminação e a pressão contra pessoas com deficiência e pode ocorrer através de falas, expressões e tratamentos preconceituosos, mas que muitas vezes são comuns na sociedade.  Compreender o que é o capacitismo e agir contra ele, é essencial para que a população enxergue as pessoas com deficiência como seres normais e então, os ajustes físicos aos espaços e ambientes virão de forma natural.

Você sabia que chamar uma pessoa com deficiência de “coitado (a) e usar expressões como “fingir demência”, “João sem braço” ou “Fulano é retardado” é uma forma de preconceito, pois diminui o valor da pessoa com deficiência? Pense nisso e mantenha uma postura vigilante para substituir palavras e comportamentos preconceituosas por atitudes inclusivas