Fissuras Raras de Face

Fissuras Raras de Face2024-01-30T15:10:44-03:00

Fissuras de Face

As fissuras raras de face são malformações congênitas de baixa incidência.

O tratamento para fissura de face é bem complexo e varia a depender do tipo da fissura e sua extensão. O Hospital Sobrapar é referência em cirurgias e tratamento de pacientes que possuem fissuras de face, entre elas, a fenda labiopalatina.

Geralmente, a atuação médica atua no restabelecimento dos grandes movimentos ósseos da face, como também na recuperação dos grandes retalhos locais, além de pequenos procedimentos cutâneos.

Fissuras raras de face

Os tipos de fissuras raras de face variam bastante, mas acontecem quando há falhas na formação do esqueleto craniofacial, ainda no período embrionário.

Ao contrário do que se possa imaginar, uma fissura rara de face, nem sempre acompanha uma anomalia de crânio.

É possível ter somente a fissura facial ou a fissura craniana, ou a junção de ambos os tipos de deformidades, quando, geralmente, há a presença de uma síndrome genética, como a Síndrome de Saethre Chotzen, por exemplo.

Saiba mais:

Fissuras labiopalatinas

As fissuras labiopalatinas são as anomalias craniofaciais mais comuns. O quadro se dá quando há falhas no fechamento do lábio e/ ou palato.

O tratamento para as fissuras labiopalatinas envolve, além das cirurgias, o acompanhamento de uma equipe multidisciplinar.

Saiba mais:

A atuação do Hospital Sobrapar no tratamento de fissuras raras de face

Desde 1979, o Hospital Sobrapar atua na área de assistência à saúde nas especialidades de cirurgia plástica reconstrutora e cirurgia crânio-maxilo-facial.

Além disso, com atendimentos de ortodontia, odontologia, exames de audiometria e nasofaringoscopia, psicoterapia, fonoaudiologia e muito mais, o Hospital Sobrapar consegue oferecer suporte médico interdisciplinar à população em situação de vulnerabilidade socioeconômica que possui deformidades de crânio e face.

Para receber atendimento, os pacientes precisam ser encaminhados pelo SUS.

Dúvidas Frequentes – FAQ

Como o próprio nome indica, essas fissuras são casos raros. Por isso, ainda restam muitas dúvidas sobre o assunto. Listamos as mais recorrentes para te responder.

Caso meu filho nasça com essa condição, ele viverá?2020-09-02T17:56:17-03:00

Na grande maioria dos casos, a criança viverá normalmente. Após os tratamentos cirúrgicos e multiprofissionais, terá a vida o mais próxima da normalidade possível.

Essas anomalias afetam o desenvolvimento cognitivo?2020-09-02T17:59:40-03:00

O desenvolvimento cognitivo das crianças que nascem com fissura de face ou crânio podem ser afetados ou não dependendo do caso. Mas de modo geral, serão perto do normal, já que também depende do estímulo dentro de casa.

Quais são os cuidados no pós-operatório?2019-04-15T20:22:47-03:00

Não deixar a criança cair, cuidados com a alimentação, não tomar sol

Quais são as principais sequelas para a criança portadora de fissura rara?2019-04-15T20:21:10-03:00

Depende do tipo de fissura, pois pode variar desde a cicatriz no rosto até retardo psicomotor severo

Como alimentar um bebê com esse tipo de fissura antes da cirurgia?2020-09-01T23:58:57-03:00

Depende do tipo da fissura, às vezes é necessário gastrostomia (abertura com sonda em que o alimento vai direto para o estômago).

Como é o tratamento da Fissura Rara de Face?2019-04-15T20:16:07-03:00

O tratamento é bem complexo e variável dependendo do tipo da fissura e sua severidade. Abrangendo desde grandes movimentos ósseos da face, grandes retalhos locais até pequenos procedimentos cutâneos.

Caso precise de mais informações, a equipe especializada do Hospital SOBRAPAR está disposta a ajudar!