TRATAMENTOS

CONSULTAS

INSTALAÇÕES

ESPECIALIDADES

EDUCAÇÃO

PESQUISA



Notícias Sobrapar

Médicos residentes do Hospital Sobrapar


Médicos residentes do Hospital Sobrapar conquistam prêmios no 51º Congresso de Cirurgia Plástica

Dois médicos residentes do Hospital Sobrapar Crânio e Face, de Campinas/SP, conquistaram prêmios no principal evento brasileiro de cirurgia plástica realizado em novembro, na Costa do Sauípe. Wellington Roberto e André Pinho obtiveram, respectivamente, o prêmio de melhor trabalho em cirurgia craniofacial e o segundo melhor trabalho de todo o evento laureado com o Prêmio Antonio Prudente, durante o 51º Congresso Brasileiro de Cirurgia Plástica. Ambos foram orientados pelos cirurgiões plásticos e preceptores do Hospital Sobrapar, Cassio Eduardo Raposo do Amaral e Cesar Augusto Raposo do Amaral.
 
Wellington Roberto fez uma retrospectiva dos últimos oito anos de pacientes portadores de displasia craniofrontonasal operados no Hospital Sobrapar e propôs um esquema de tratamento para essa deformidade complexa que afeta o esqueleto craniofacial. O autor também descreveu sobre a melhoria da qualidade de vida desses pacientes obtido após as cirurgias.
 
Já o trabalho de André Pinho abordou o enxerto de gordura na face de crianças e adultos com deformidades craniofaciais semelhantes e comparou-os, concluindo que houve menor absorção por parte das crianças. “É um estudo com importante valor acadêmico e social, pois a correção da deficiência de tecido gorduroso na face gera ganho de simetria e harmonização de contornos, o que é condição fundamental para reabilitação e melhora da qualidade de vida do paciente. A literatura é escassa em demonstrar e estabelecer um comparativo entre diferentes faixas etárias e a utilização precoce da gordura nesses pacientes”, explica o residente.


Além de oferecer um atendimento de ponta, a missão do Hospital Sobrapar é promover ensino e pesquisa de qualidade. Para o cirurgião plástico e vice-presidente do Hospital Sobrapar, Cassio Eduardo Raposo do Amaral, os prêmios foram de fundamental importância para os médicos residentes, pois demonstram seu engajamento no aprendizado do método científico. Desde 1985, o hospital mantém o curso de residência em cirurgia plástica e, neste ano, passou a oferecer também o de cirurgia crânio-maxilo-facial para o tratamento de pacientes com deformidades congênitas e adquiridas. As inscrições para o curso de residência médica em cirurgia crânio-maxilo-facial estão abertas até o dia 07/01/2015. Informações no edital disponível em www.sobrapar.org.br



Fonte:
Hospital SOBRAPAR Crânio e Face
Hospital Sobrapar  •  2009 Av. Adolpho Lutz, 100 - Cidade Universitária - CP 6028 - 13083-880 - Campinas - SP - Brasil  •  Fone: +55 (19) 3749-9700
Estratégia1