TRATAMENTOS

CONSULTAS

INSTALAÇÕES

ESPECIALIDADES

EDUCAÇÃO

PESQUISA



Notícias Sobrapar

Visualização em 3D auxilia os tratamentos dos pacientes do Hospital SOBRAPAR


Técnicos do CTI - Centro de Tecnologia da Informação "Renato Archer" realizaram o curso de "Manipulação de Imagens Médicas com Software Invesalius" para a equipe médica do Hospital SOBRAPAR.

 Invesalius é um software livre de imagens médicas, oferecido pelo CTI, que integra um projeto com o Ministério da Saúde para implementação nos hospitais públicos, oferecendo mais recursos para melhorar os diagnósticos médicos, com imagens em 3D, e melhor programação e planejamento do tratamento do paciente. “No caso do Hospital SOBRAPAR, outro recurso que temos utilizado em parceria é a impressão de protótipos de crânio dos pacientes, que possibilita a visualização física de todo o crânio e tem se tornado uma ferramenta importante para o planejamento das grandes cirurgias de deformidades craniofaciais”, relata Paulo Henrique Junqueira Amorim, da Divisão de Tecnologias Tridimensionais do CTI. Para o médico residente Fabrício Lucena “o programa é ótimo, pois ajuda compreender melhor o problema, dando a liberdade de ver a deformidade por ângulos que não conseguimos ver na tomografia, melhorando o planejamento da correção na cirurgia, reduzindo, inclusive, o tempo cirúrgico”.


 O CTI – Centro de Tecnologia da Informação “Renato Archer” é um órgão do Governo Federal que desenvolve tecnologias de ponta para diversas áreas, inclusive para a área da saúde. A parceria com o Hospital SOBRAPAR nasceu há alguns anos no desenvolvimento e aperfeiçoamento de softwares para visualização em 3D, com o objetivo de auxiliar nos diagnósticos e no planejamento cirúrgico para os casos de deformidades de crânio e face.


DSCN3186.JPG   DSCN3189.JPG  DSCN3190.JPG  DSCN3184.JPG



Portal do software público brasileiro: www.softwarepublico.gov.br



Fonte:
Hospital SOBRAPAR
Hospital Sobrapar  •  2009 Av. Adolpho Lutz, 100 - Cidade Universitária - CP 6028 - 13083-880 - Campinas - SP - Brasil  •  Fone: +55 (19) 3749-9700
Estratégia1