TRATAMENTOS

CONSULTAS

INSTALAÇÕES

ESPECIALIDADES

EDUCAÇÃO

PESQUISA



Notícias Sobrapar

Novo biomaterial será usado pela primeira vez em paciente vítima de queimadura em Campinas


Cirurgia acontecerá no Hospital Sobrapar, em parceria com Unidade de Tratamento de Queimaduras da Santa Casa de Limeira

A Unidade de Tratamento de Queimaduras da Santa Casa de Limeira, em parceria com o Hospital Sobrapar, de Campinas/SP, realiza na próxima terça-feira, dia 17, a primeira cirurgia no interior paulista em paciente com sequela de queimadura de terceiro grau utilizando um novo biomaterial. Conhecido como Matriderm, o biomaterial é uma matriz de regeneração dérmica, utilizada sob enxerto de pele. A principal vantagem na utilização desse biomaterial é a realização de uma única cirurgia para colocação de enxerto e da matriz. Produtos semelhantes no mercado exigem duas cirurgias.


Com textura semelhante a um tecido e espessura de um ou dois milímetros, a Matriderm tem como origem o colágeno bovino e elastina e é comparável à estrutura da derme humana. Pode ser usada em tumores benignos, quelóides e lesões de difícil cicatrização, além de sequelas de queimaduras, entre outras indicações. A pele reconstruída é semelhante à pele normal e há  redução significativa na formação de cicatriz. “Apresentaremos esse biomaterial aos médicos e faremos uma cirurgia em paciente do Hospital Sobrapar para demonstrar sua utilização”, explica o presidente da Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ), Flavio Nadruz Novaes.


O produto – licenciado pela ANVISA – chega agora ao mercado brasileiro. “Entendemos e comprovamos que tecnologias como essa, usadas de forma adequada, são um fator de reabilitação precoce, de melhor qualidade de vida e redução de custos”, diz o presidente da SBQ. “Temos pedidos protocolados no Ministério da Saúde para que o governo permita a utilização de matrizes de regeneração dérmica e de outras tecnologias relacionadas à queimaduras na rede pública de saúde”.


O workshop sobre o produto e a cirurgia serão destinados a cirurgiões plásticos convidados. O evento acontecerá a partir das 9h30 no auditório da Sobrapar, seguido da cirurgia no Centro Cirúrgico do Hospital. A Unidade de Queimaduras da Santa Casa de Limeira é parceira no Programa de Residência Médica em Cirurgia Plástica e Reparadora do Hospital Sobrapar. Nesse programa, os residentes permanecem na Santa Casa de Limeira para acompanhar o tratamento e as cirurgias de queimaduras. “A Unidade recebe um novo paciente por dia, vítima de queimadura. Do total de atendidos, 27% são menores de 12 anos. Destes, dois terços são vítimas de queimaduras por líquidos aquecidos e um terço por inflamáveis (álcool líquido).


 



Fonte:
Informações à Imprensa:

Ana Carolina Silveira/ Giovana Ferreira

Carol Silveira Assessoria de Comunicação

Fone: (19) 3709 1165 / 9791 8261
Hospital Sobrapar  •  2009 Av. Adolpho Lutz, 100 - Cidade Universitária - CP 6028 - 13083-880 - Campinas - SP - Brasil  •  Fone: +55 (19) 3749-9700
Estratégia1