TRATAMENTOS

CONSULTAS

INSTALAÇÕES

ESPECIALIDADES

EDUCAÇÃO

PESQUISA


Nossa missão é reabilitar pessoas com deformidades craniofaciais, integrando-as à sociedade e promovendo o bem-estar por meio de atuação interdisciplinar de qualidade, ética e humanizada.


Dr. Cassio Menezes Raposo do Amaral

(Fundador) 1943 - 2005


Dr. Cassio Menezes Raposo do Amaral
Cassio Raposo do Amaral nasceu em São Paulo, Capital, em 09 de setembro de 1943. Filho de Cassio Raposo do Amaral, advogado e Maria José Raposo do Amaral, educadora sanitária. Era o mais velho de cinco irmãos e o único filho. Fez toda sua educação primária em São Paulo, e seu principal interesse durante seus tempos infantis foi o futebol. Nos campos verdes de sua terra natal ele foi feliz jogando bola e desenvolvendo qualidades de grande lutador persistente e habilidoso.

Cassio se formou em 1968, na primeira turma da Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP. Durante seu curso de medicina, fundou com alguns colegas o primeiro Curso Vestibular de Campinas: o Adolpho Lutz, que preparava inicialmente alunos para entrar na Faculdade de Medicina e posteriormente para os Cursos de Engenharia, Odontologia e Psicologia.

Ao terminar o Curso de Medicina Cassio deixou Campinas e foi no Serviço de Cirurgia Geral do Prof. Mariano de Andrade que fez sua Residência em Cirurgia Geral, na Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Durante esse período estudou arduamente e conseguiu ser aprovado no Exame do ISFMG, que permitia aos estudantes estrangeiros serem recebidos como estagiários nos Estados Unidos.

Fez sua Residência em Cirurgia Plástica na Universidade de São Paulo e sob a orientação do Prof. Victor Spina, defendeu sua tese de doutorado. Em seu trabalho pioneiro Cassio determinou medidas matemáticas da região orbitária que viria a contribuir enormemente com seus trabalhos posteriores em cirurgia intracraniana.

Em 1972/1973 Cassio foi aprovado e recebido por um ano no Serviço do Prof. John Marquis Converse onde foi Visiting Professor. Durante o tempo que lá esteve, Cassio fez grandes amigos que permaneceram por toda sua vida.

Cassio e Vera se casaram em 1973, em Poços de Caldas, MG, terra natal de sua esposa. Ainda em 1973/1974 foram para Paris onde Cassio concluiu sua especialidade em Cirurgia Craniofacial com o Prof. Paul Tessier.

Ao voltar para o Brasil foi convidado para tornar-se professor na UNICAMP, onde assumiu a chefia da Disciplina de Cirurgia Plástica deu inicio à sua trajetória na carreira docente como Professor Livre Docente, Professor Adjunto e finalmente Professor Titular.

Em 1979, Cassio deu inicio à grande obra de sua vida fundando a SOBRAPAR - Sociedade Brasileira de Pesquisa e Assistência para reabilitação Craniofacial. Nesta ocasião, com a presença do Dr Converse, foram inauguradas as primeiras instalações da SOBRAPAR, no fundo de sua clínica particular. Depois a SOBRAPAR ocupou as instalações do Hospital Álvaro Ribeiro e da Cruzada das Senhoras Católicas.

A SOBRAPAR é uma Instituição criada, concebida e fundada pelo Dr Cassio com a missão de tratar pessoas portadoras de deformidades faciais carentes, formar profissionais especializados no tratamento cirúrgico e interdisciplinar e apoiar e desenvolver pesquisas. Dr Cassio e sua esposa dedicaram suas vidas a esse grandioso projeto. Através da contribuição de pessoas e instituições, tornou-se realidade um grande sonho.

Finalmente, em 1990, com o apoio do Sr Abraham Kasinsky ( CEO da Cofap) que doou o terreno , foi edificado o hospital. Com a verba da Lateinamerika Zentrum, entidade sediada em Bonn, Alemanha e com o auxílio de bancos, diversas indústrias e pessoas físicas, o hospital foi inaugurado ainda no mesmo ano. É um hospital com 19 leitos totalmente dedicado a cirurgias plásticas reconstrutoras, onde são feitos anualmente cerca de 1.200 cirurgias e 16.000 atendimentos ambulatoriais interdisciplinares na área de psicologia, fonoaudiologia e ortodontia.

O hospital da SOBRAPAR é produto do trabalho conjunto de muitas pessoas, amigos que sempre compartilharam com ele seus ideais. São pessoas que compõem de forma voluntária a Diretoria Executiva, os Conselhos Deliberativos e Fiscal, assim como pessoas físicas e jurídicas que sempre contribuíram para dar sustentabilidade a esta Instituição. A elas, de onde estiver, o Cassio estará certamente abençoando e agradecendo.

O Hospital possui um Centro de Pesquisa onde são desenvolvidas pesquisas experimentais e clínicas, conveniadas com Laboratórios da USP, UNICAMP e PUC - Campinas. Na área de formação de novos profissionais, possui residência médica credenciada pelo MEC e pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica em seis residentes sendo dois para cada ano de formação e Cursos de Especialização em Ortodontia e Estágios Especializados em Psicologia e Fonoaudiologia.

Novos projetos foram implementados em 2004 com as Oficinas Profissionalizantes e o atendimento psico pedagógico com o objetivo de apoiar crianças e adolescentes portadores de deformidades faciais do ponto de vista educacional e profissional visando à inserção profissional destas pessoas.

Cassio e Vera tiveram dois filhos : Cassio Eduardo e César Augusto, ambos médicos.

Cassio era portador de fibrose pulmonar. Adoeceu em junho de 2005 e veio a falecer em 02 de setembro. Dia nove de setembro faria 62 anos. Deixa em nós enorme saudade. Sua generosidade, sua grandeza e espírito, sua ética e sua constante busca pela excelência profissional serão sempre exemplos para as gerações futuras.

Sua vida e sua obra são testemunhas de que um grande homem pode mudar o mundo. Ele não se acreditava grande, mas acreditava poder mudar o mundo. E mudou.,mudou seu mundo para melhor, deixou sua marca em tudo o que fez, deixou sua marca em todos nós: sua coragem, sua luta ,seus ideais serão os nossos para todo sempre.

Este sonho nasceu, cresceu e frutificou conosco: enquanto houver forças, jamais deixaremos morrer. Em sua tese de doutorado defendida em 1986 na Universidade de São Paulo, sua esposa Dra Vera escreveu na dedicatória: " Este trabalho é dedicado a Cassio Raposo do Amaral, meu marido, que com seus persistentes ideais fez viver a SOBRAPAR e deu esperanças a milhares de pessoas portadoras de deformidades faciais. Seu talento, sua garra, suas crenças serão sempre meu espelho, meu alento, meu orgulho e minha fé".

Cassio dedicou sua vida à causa de pessoas portadoras de deformidades faciais, trazendo sua contribuição ética e solidária ao povo carente e sofrido deste país. Por suas excepcionais qualidades como Cirurgião Plástico era admirado por pessoas de todas as partes do mundo, quer na área da estética quer na área reconstrutora. Mas mais do que suas qualidades pessoais, o que mais atraiam as pessoas eram sua segurança, sua tranqüilidade, sua paz, sua generosidade e compreensão que fazia com que seus pacientes estabelecessem com ele de imediato, uma profunda relação de confiança e amizade.

Com a família, Cassio foi o pai e esposo amoroso, cuidadoso e presente. Sua semente foi plantada, germinou e dará frutos. Sua obra continuará. Cassio Raposo do Amaral vive por nós, em nós e em cada pessoa que ele transformou. Cassio continuará sua obra transformando vidas, plantando esperança e modificando o mundo, com sua lição de amor e solidariedade aos mais necessitados.

Hospital Sobrapar  •  2009 Av. Adolpho Lutz, 100 - Cidade Universitária - CP 6028 - 13083-880 - Campinas - SP - Brasil  •  Fone: +55 (19) 3749-9700
Estratégia1