Com o tema “Anomalias Craniofaciais, Fissuras Lábio Palatinas e Fenda Palatina”, foi realizada audiência pública da Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência no dia 02 de outubro de 2019, na Câmara dos Deputados, Anexo II, Plenário 3, em Brasília/DF.

Dr. Cesar Augusto Raposo do Amaral, cirurgião plástico e craniofacial, participou da audiência representando a ABFLP – Associação Brasileira de Fissuras Lábio Palatinas, a ABCCMF – Associação Brasileira de Cirurgia Crânio-Maxilo-Facial e o Hospital SOBRAPAR Crânio e Face. A convite do Deputado Paulo Freire, informou sobre a realidade e desafios dos Centros de Tratamento das Fissuras Lábio Palatinas e Anomalias Craniofaciais, com o olhar de quem realiza os tratamentos: os próprios Centros.

Durante a audiência pública, Drº. Cesar Raposo do Amaral colocou à disposição dos interessados documento com as Diretrizes para os Centros de Atenção à Pessoa com Fissura Lábio Palatina no Brasil. O conteúdo foi atualizado em junho último, durante o XI Congresso Brasileiro de Fissuras Lábio Palatinas e Anomalias Craniofaciais, em Campinas/SP, que trouxe em sua programação o II Workshop dos Centros de Tratamento de Fissura Lábio Palatina (FLP).

A versão inicial do documento foi elaborada no I Workshop, em 2006. Além da atualização do documento, foram discutidos vários pontos sobre os problemas e caminhos para o desenvolvimento dos Centros de Atenção à Pessoa com FLP.